27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba opera em fase de teste primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/02/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, começará a utilizar na cidade, nos próximos dias, em fase de teste, um ônibus do tipo superarticulado, 100% elétrico e ambientalmente correto. O modelo, com 23 metros de comprimento e capacidade para transportar até 170 passageiros, será operado pela empresa Consor, que atua no transporte público de passageiros no município.

 

 

O prefeito Rodrigo Manga, na sexta-feira (10), conheceu o novo veículo, acompanhado do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, e do diretor de operações da Consor, Manoel Ferreira. “A tecnologia deste ônibus é a mais moderna que existe no mundo, atualmente. Ou seja, estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia de transporte para a população de Sorocaba. Trata-se de inovação e conforto. Essa fase de teste vai durar cerca de 30 dias”, destaca o prefeito.

 

 

O modelo adotado em Sorocaba é o primeiro 100% elétrico fabricado no Brasil e tem autonomia de 250 quilômetros. Em relação ao ônibus movido a diesel, ele deixa de emitir, por ano, o equivalente a 184 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera (CO2), o que equivale ao plantio de mais de 1.300 árvores, em termos de compensação ambiental.

 

 

O ônibus elétrico permite uma condução suave e silenciosa, pois não há barulho, nem emissão de fumaça. Está equipado com quatro motores elétricos, piso rebaixado em madeira, ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de eletrônicos e outras modernidades. Por exemplo, no lugar dos retrovisores, há câmeras do tipo infravermelho, que permitem gerar imagens de qualidade, inclusive à noite, disponíveis em monitores ao motorista.

 


O novo ônibus vai operar, inicialmente, na Linha T31 – Éden/Cajuru, cumprindo um itinerário que atende a localidades e logradouros, como: Três Marias, Dálmatas, Cajuru do Sul, Jardim Ametista, Jd. Newton Torres, Jd. dos Reis, Campos do Conde, Éden, Miniterminal do Éden, Avenida Independência, Paço Municipal, Fatec, Av. São Paulo, Praça do Canhão e Terminal São Paulo.

 

 

“Na sexta-feira, rodamos, pela primeira vez, por algumas ruas da cidade e o resultado inicial foi muito positivo, tanto do ponto de vista operacional, como de agrado por parte dos usuários que embarcaram conosco durante o caminho. A previsão é que, até a próxima quinta-feira, o ônibus elétrico já esteja circulando em caráter de teste. Principalmente, será avaliada sua autonomia, além da eficiência em determinados trajetos”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

 

 

Outra linha em que o ônibus elétrico será testado, na sequência, será a 307 – Interbairros VII, que abrange: Terminal São Bento, Alameda do Horto, Jd. São Guilherme, Jd. Santa Cecília, Área de Transferência Itavuvu (Shopping Cidade), Parque das Laranjeiras, Jd. Santo André, Ibiti do Paço, Jd. Dois Corações, Paço Municipal, Unip, e Unesp (Av. Três de Março).

 

 

As três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são City, Consor e BRT, em 2021, iniciaram o processo de renovação das frotas e, desde então, continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros e da cidade, além de proporcionar sempre mais conforto, segurança e eficiência.

 

 

“Tanto é, que a adoção do ônibus elétrico faz parte desse programa. Também estamos prevendo, até abril deste ano, iniciar a operação de 40 ônibus zero quilômetro, do tipo convencional, pela Consor e City Transportes. Esta última vai disponibilizar, além dos veículos convencionais, mais 10 elétricos, que terão a partir de 12,5 metros de comprimento”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

 

 

Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas. A frota atual tem capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes), que é de 180 mil passageiros/dia útil, em média. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bandidos invadem CEI do bairro dos Morros e furtam panelas

Damares: morte de negro em supermercado causa indignação e revolta

PM entrega mais de 7,2 mil brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças

Sorocaba é a 1ª cidade do estado de SP a registrar morte de detento por coronavírus

Arábia Saudita anuncia criação de cidade ecológica sem carros

Lula defende que a esquerda construa uma nova utopia