26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba libera funcionamento de espaços culturais e de entretenimento

Arquivo
Postado em: 04/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Ao completar 28 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo de controle da pandemia do novo coronavírus, Sorocaba libera, a partir deste sábado (05) a realização de eventos, convenções e atividades culturais na cidade.

Em decreto publicado na edição do Jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (04), a Prefeitura reitera a necessidade da manutenção dos procedimentos de segurança contra a disseminação da covid-19 por parte dos estabelecimentos comerciais locais e abre às empresas do setor artístico-cultural, como galerias; museus, cinemas e teatros o funcionamento diário de 8 horas, também seguindo o sistema de redução na utilização dos espaços a 40% de sua capacidade total, no máximo.

Estão fora desta liberação casas de espetáculos; shows; boates; salões de festa, clubes e outros estabelecimentos que aglomerem um grande número de pessoas. Do mesmo modo, as empresas de entretenimento devem restringir a abertura de cinemas, operações e atividades dessa natureza a crianças.

Diante da liberação a essas empresas, assim como para a totalidade dos estabelecimentos em funcionamento estendido há cerca de um mês, deverão ser observados os protocolos de segurança para a convivência do público; o que inclui rigoroso controle de acesso; de venda de ingressos apenas on-line, hora marcada e assentos marcados nas atividades desempenhadas. Devem ser mantidos assentos e filas com distanciamento mínimo e ficam terminantemente proibidas atividades com público em pé.

Fica facultativo às empresas a utilização corrida das 8 horas ou em frações ao longo do dia, mediante prévia comunicação à municipalidade, por meio de correspondência eletrônica encaminhada à Secretaria de Segurança Urbana (SESU), no endereço de e-mail retomada@sorocaba.sp.gov.br.

Espaço públicos

O funcionamento dos espaços públicos municipais, como parques, centros esportivos e zoológico poderá ser autorizado por seus gestores, que definirão as datas, as condições e os protocolos sanitários a serem observados para a reabertura.

Os novos estabelecimentos autorizados a funcionar com atendimento presencial deverão realizar o controle de entrada e saída de pessoas, de modo a viabilizar a redução da capacidade de operação, com a restrição de acesso por meio de barreiras físicas;  demarcar o piso, ou dispor de outras formas de barreiras físicas, dentro dos estabelecimentos de forma a manter o distanciamento mínimo entre as pessoas de dois metros,  manter os ambientes ventilados, com todas as portas e janelas abertas e fazer a higienização completa dos ambientes e superfícies com circulação de pessoas com água sanitária e álcool a 70% (setenta por cento), várias vezes ao dia. Os sanitários deverão ser higienizados a cada duas horas. Funcionários deverão receber equipamentos de proteção individual, em especial aos responsáveis pela limpeza e higienização.

A comunicação sobre a prevenção da covid-19 deverá estar à vista da clientela, assim como os espaços que ofereçam álcool em gel a 70% para todos os clientes, na entrada do imóvel, além de disponibilizar locais para higienização das mãos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Biden evita declarar vitória, mas fala como presidente e pede união

Pai é preso por suspeita de tentar estuprar o filho de 7 anos de idade; caso ocorreu em Votorantim

Nova edição do “Sema vai à sua Casa” trata sobre os filhotes do zoo de Sorocaba

Brasil registra 204 novas mortes por coronavírus em 24h

CNJ deve julgar no dia 11 de dezembro situação de procedimentos contra Moro

Carro com candidata à prefeitura de São Vicente, em SP, é alvo de tiros