26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba é eleita a 13ª melhor cidade de grande porte do país para se viver 

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 08/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba foi eleita entre as melhores cidades do Brasil pela Revista ISTOÉ, ocupando a destacada 13ª posição do País, na categoria grande porte. A publicação, da Editora Três, trouxe, na última semana de junho, o resultado de ampla pesquisa realizada com 5.565 municípios de todo o Brasil. O levantamento, feito em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, analisou quesitos que abrangem indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais.

 

O ranking foi realizado por meio de mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados pelos critérios qualitativo e quantitativo. Na pesquisa, Sorocaba destaca-se entre as melhores do Brasil em um total de 16 subcategorias, ficando na 17ª colocação no ranking geral dos Top 50 Municípios do País. No estado de São Paulo, ocupa a 5ª posição entre as grandes cidades e a 7ª colocação no comparativo geral.

 

Nos indicadores econômicos, Sorocaba figura na 14ª colocação geral, mesma posição entre as cidades de grande porte. Nos indicadores de modernização, dentro do quesito mobilidade digital, Sorocaba aparece na 13ª colocação no ranking geral e na 9ª posição entre as maiores cidades brasileiras. Já, nos indicadores sociais, no âmbito da Educação, o município figura na 27ª posição entre as cidades de grande porte e, no campo da responsabilidade social, fica na 11ª colocação.

 

 

 

 

“A excelente colocação de Sorocaba entre as melhores cidades do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós. Isso significa que nossa cidade apresenta enorme potencial econômico e social, além de atenção à modernização e qualidade e vida. Seguiremos com muito trabalho e dedicação, dia após dia, sem medir esforços, para tornar Sorocaba a melhor cidade do Brasil para se viver”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

 

Sorocaba é uma cidade acolhedora e moderna, com cerca de 700 mil habitantes, sede da Região Metropolitana e oferece qualidade de vida típica do interior associada à comodidade e pujança dos grandes centros urbanos. Dentre outros atrativos, dispõe de ampla rede de restaurantes, um sistema de hotelaria com mais de 30 hotéis, seis shoppings e os maiores grupos de hipermercados. Ainda, conta com fácil acesso pelas rodovias Raposo Tavares e Castello Branco, a apenas 90 km da capital paulista.

 

Em um ambiente extremamente favorável no campo econômico, Sorocaba tem atraído muitas novas empresas, que, antes de realizarem suas instalações no município, fazem minuciosa pesquisa de mercado e identificam o grande potencial de consumo não apenas da cidade, mas também de toda a região.

 

“Outro motivo para o destaque econômico de Sorocaba em âmbito nacional é relativo aos diversos programas de apoio ao investimento, com uma política diferenciada de incentivos fiscais e desburocratização, bem como pela segurança jurídica e assessoria permanente que é oferecida aos investidores, passando pelo pleno andamento de suas atividades empresariais até o pós-operação”, explica o prefeito Rodrigo Manga.

 

Além disso, a cidade vem apresentando dados bastante promissores, como o quinto mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos. Só neste último mês (maio), por exemplo, houve um aumento de 200% no saldo de vagas de trabalho em relação ao mês anterior (abril). Ainda na esteira de providências para o avanço cada vez maior da cidade, a atual Administração tem promovido mutirões mensais de emprego, que, no último dia 28 de junho, chegaram à sétima edição, sendo este evento um grande facilitador na procura por novas oportunidades. Isso tudo contribui para novas colocações no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhora significativa no consumo e no crescimento econômico da cidade.

 

Na seara tecnológica, Sorocaba inaugurou, em 2021, o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 do País, implantado no Parque Tecnológico (PTS). Um ambiente e localização perfeitos para fomentar o uso da tecnologia em diferentes áreas e para trazer à cidade cada vez mais modernidade, conforto e segurança.

 

“Dentre outras áreas prioritárias, estamos investindo na Educação, um dos pilares para o desenvolvimento social, na estruturação das nossas escolas, com tecnologias avançadas, novos equipamentos, recursos humanos e segurança. Tudo em prol do futuro da nossa cidade e de uma formação de qualidade aos nossos estudantes”, pontua o chefe do Executivo.

 

Em outubro de 2021, a Secretaria da Educação (Sedu) iniciou a entrega de modernos equipamentos de Informática para todas as escolas da Rede Municipal. Foram disponibilizados 1.407 computadores, sendo 655 notebooks e 752 minicomputadores, além de 200 roteadores, 65 switchs (equipamento que possibilita a conexão de computadores em rede) e dois controladores de acesso Wireless (que administrarão remotamente o acesso dos equipamentos).

 

A Sedu adquiriu, em novembro de 2021, a plataforma da Google for Education junto à Colaborativa, empresa prestadora de serviço da marca. Trata-se de um conjunto de aplicativos que contribui na interação entre professores e alunos. A ferramenta não é exclusiva para uso durante as aulas, mas engloba também toda a comunidade escolar e gestores educacionais, por meio de recursos disponíveis para acompanhamento do ensino, produtividade, gestão de tempo e comunicação.

 

Ainda, em dezembro do ano passado, foram entregues 50 unidades dos óculos “Orcam MyEye”, com tecnologia assistiva para estudantes com cegueira ou baixa visão. São dispositivos produzidos com fabricação israelense de última geração. O recurso inovador permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, o valor de cédulas de dinheiro e também realizar o reconhecimento facial. Além disso, foram instaladas mais de 1.000 lousas digitais, atendendo todas as 175 escolas da Rede Municipal de Ensino. Também estão sendo entregues 4.470 tablets, Apps educativos e quase 3.000 Chromebooks para professores e alunos.

 

Por tudo isso, Sorocaba já foi eleita, ainda, Melhor Gestão do Brasil 2021, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, pelo Prêmio Band Cidades Excelentes e considerada a 4ª melhor cidade das Américas para se investir, na relação custo-benefício, segundo revista do Grupo Financial Times.


A cidade ficou em 13º lugar na categoria grande porte, em outras categorias ela ficou nas seguintes colocações: 

5ª lugar no Estado de São Paulo (grande porte) 
7º lugar no Estado de São Paulo (geral)
lugar em Indicadores Digitais - Modernização (categoria grande porte)
11º lugar em Indicadores Sociais (categoria grande porte)
14º lugar em Indicadores Econômicos (ranking geral)

 

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Internet auxilia desempenho da criança e torna aprendizado prazeroso, mas seu uso deve ser monitorado, afirma especialista

Planeta apoia Pedal Solidário no próximo domingo em Sorocaba

Lula enfrenta climão de aliados e independência do centrão após reforma

Festa da Colônia Japonesa acontece neste fim de semana na região do Campolim

Megamutirão Emprega Sorocaba oferece 3 mil vagas de emprego

‘Estou frustrado de estarmos aqui há 2 anos sem vender nenhuma estatal’, diz Guedes