28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba é destaque nacional no atendimento de saúde a gestantes na rede pública

Foto: SECOM
Postado em: 10/06/2023

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba alcançou um feito notável no atendimento às gestantes na rede pública de saúde. A cidade se destacou ao atingir metas referentes ao 1º Quadrimestre de 2023 do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

 

As informações são da secretaria de comunicação. 

 

O Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, que visa melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde, com foco em ações preventivas. Uma das metas do programa é garantir que as gestantes realizem um mínimo de seis consultas pré-natal, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação. Essas consultas são fundamentais para monitorar a saúde da gestante, acompanhar o desenvolvimento do bebê e oferecer orientações sobre cuidados pré e pós-natal.

 

Em Sorocaba, a rede pública de saúde alcançou e superou essa meta, demonstrando um compromisso notável com a saúde materna e infantil. “O esforço conjunto dos profissionais de saúde, gestores e demais envolvidos no cuidado das gestantes foi fundamental para o sucesso desse resultado”, destacou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

 

Além do resultado tão positivo no número de consultas pré-natal, Sorocaba também se destacou pela excelência no atendimento odontológico para gestantes. A cidade obteve o melhor indicador de cobertura nesse aspecto entre todas as cidades do estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes. Essa conquista ressalta a importância de incluir a saúde bucal no cuidado integral das gestantes, uma vez que problemas odontológicos podem afetar, tanto a mãe, quanto o bebê.

 

 

O investimento em políticas públicas de saúde, a ampliação do acesso aos serviços e o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade excelente têm sido os pilares do sucesso de Sorocaba nessa área. A cidade tem se esforçado para garantir que todas as gestantes recebam o acompanhamento necessário para uma gravidez saudável e tranquila. Esse reconhecimento nacional evidencia o comprometimento das autoridades e profissionais de saúde de Sorocaba em proporcionar uma atenção adequada às gestantes, promovendo a saúde materno-infantil e contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade relacionadas à gestação.

 

 

“Com isso, Sorocaba se torna um exemplo para outras cidades do País, mostrando que é possível alcançar metas importantes na área da saúde e oferecer um atendimento de qualidade excelente para as gestantes na rede pública. O sucesso alcançado é fruto de um trabalho conjunto e do comprometimento em promover o bem-estar das mamães e seus bebês”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

 

Referência nacional

 

Corroborando o sucesso do indicador, a cidade contará, em breve, com um novo espaço de maternidade, com status de referência nacional para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), localizado no Hospital Santa Lucinda, instituição conveniada com a Prefeitura de Sorocaba.

 

O ambiente, que está em fase piloto de atendimento, neste momento, conta com equipamentos médicos de alta tecnologia, piscina para parto humanizado, banheiro acessível, ar condicionado, mobiliário com camas e poltronas confortáveis para os acompanhantes das mamães, entre outros avanços.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BRT Sorocaba inicia treinamento de equipes e testes de operação no Corredor Itavuvu

Abertas as inscrições para oficina de Dança contemporânea; acompanhe a coluna semanal de José Simões

Dona de casa processa União por US$ 1.000 de auxílio que Bolsonaro citou na ONU

A jogada do Mickey no São Bento

Pai idoso tentou salvar o filho em incêndio no Maria do Carmo; mãe foi levada ao CHS

Dupla sobe em árvore e usa faca de pão para roubar fio de telefone