29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a ter atendimento de equoterapia via SUS

Foto: SECOM
Postado em: 23/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba atingiu mais um feito histórico. A cidade é pioneira no Brasil a contar com atendimento de equoterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênio firmado com o Município. O serviço será ofertado para pessoas com múltiplas deficiências na Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação (Integrar).

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Pelo período de nove meses, 20 pacientes, entre crianças e adultos com deficiência física e/ou intelectual ou com Transtorno Espectro Autista (TEA), serão assistidos com o método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação (exercício a cavalo) e fisioterapeuta especializada no seguimento. O investimento foi de R$ 140 mil, aportado por meio de emendas parlamentares dos vereadores Francisco França, Luís Santos e Cícero João.

 

O objetivo da terapia é o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com múltiplas deficiências. O fluxo do tratamento se dá pelo atendimento dos pacientes por médicos pediatra e clínico geral do SUS, com indicação da terapia e são regulados pela Central de Regulação Eletiva e Divisão de Avaliação e Controle (CREDAC) e, assim, atendidos, de forma inédita, na rede municipal, em parceria com a Integrar.

 

O prefeito Rodrigo Manga, que visitou a entidade e assistiu à sessão de tratamento de equoterapia, comemorou mais essa conquista inédita para os sorocabanos. “Esse é um trabalho lindo, que envolve profissionais sérios e traz resultados eficazes. Parabéns à Integrar por essa conquista e esse é só o começo! Para o ano que vem, ampliaremos ainda mais o serviço”, adiantou.

 

“Essa é mais uma demonstração da atenção da atual Administração para o público das pessoas com deficiências. No ano passado, também passamos a ofertar atendimento multidisciplinar para crianças com TEA nas entidades Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca) e Associação dos Amigos dos Deficientes (AMDE)”, destacou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo. “Estamos satisfeitos com essa iniciativa inovadora, permitida graças ao bom uso das emendas parlamentares impositivas. Esperamos que, com esse sucesso, o serviço seja ampliado já a partir do ano que vem”, completou.

 

Na visita, também estiveram presentes o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, os vereadores Fábio Simoa, que preside a Comissão de Saúde na Câmara Municipal, Luís Santos e Francisco França. Os visitantes foram recepcionados por Leila Rovella, presidente da Integrar, Fernanda Peixe, vice-presidente da instituição, e Maria de Lourdes Caldana, tesoureira, além das profissionais e pacientes da entidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Romu prende jovem com quase 10kg de drogas no Parque São Bento

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Flávio Bolsonaro admite que Queiroz pagava suas contas pessoais, mas nega uso de dinheiro ilícito

Afissore realiza ação especial de tratamento fonoaudiológico para cerca de 200 pacientes

Aneel suspende por 90 dias cortes no fornecimento de luz por inadimplência

TSE: em pronunciamento, Barroso pede cuidado com pandemia e fake news