29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sistema Integrabike já opera com todas as 15 estações distribuídas em Sorocaba

Postado em: 06/10/2022

Compartilhe esta notícia:

O sistema Integrabike já opera com todas as suas 15 estações distribuídas pela cidade de Sorocaba, para retirada e devolução de bicicletas públicas compartilhadas. Os cinco últimos pontos começaram a funcionar nesta quarta-feira (5). O serviço, totalmente gratuito para a população, é uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, que gerencia todo o sistema.

 

Ao todo, são 315 vagas de parada e um total de 210 bicicletas para empréstimo, sendo 165 para adulto (aros 24 e 27) e 45 delas com tamanho reduzido (aro 20), para uso infantil, ou seja, são 21 (14 adultas e sete infantis) em cada estação. As bicicletas têm design ergonômico e durável, câmbio manual, sistema antifurto, além de defletores de sinalização noturna e sistema de iluminação com LED.

 

Os novos pontos receberam as denominações: Avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), Maria Antônia Prado (Av. Itavuvu. 2.560), Shopping Cidade Sorocaba (Av. Itavuvu, 3.240), Casa do Cidadão Ipanema (Av. Ipanema, 3.300) e Avenida Ipanema (Rua Comendador Genésio Rodrigues – em frente à estação do BRT). Em cada um deles, nos próximos dias, haverá um monitor para orientar a população sobre o sistema.

 

Em um primeiro momento, desde o dia 3 de julho, foram liberadas para uso quatro estações: Parque das Águas, Paço Municipal, Parque dos Espanhóis e Parque do Campolim. No dia 19 de setembro, mais seis: Avenida Dom Aguirre (ao lado do Terminal São Paulo), Terminal Santo Antônio, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), Wanel Ville (Av. Elias Maluf x Av. Paulo Emanuel de Almeida) e Praça Los Angeles (Av. Visconde do Rio Branco x Av. Washington Luiz).

 

Desde que foi retomado pela atual Administração Municipal, no dia 3 de julho deste ano, o Integrabike já registrou mais 5.900 viagens (média de 53, por dia). São 4.459 usuários cadastrados, que já rodaram 38.770 quilômetros nas ciclovias da cidade. “Os dados apontam que a quantidade de usuários vem crescendo, pois, em setembro, eram 3.776. Sinal de que o serviço conquistou o público”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

 

As bicicletas podem ser emprestadas no período das 5h às 22h59, mas, para devolução, a operacionalização é ininterrupta, 24 horas por dia. O tempo de utilização é de até uma hora. No caso de menores de 18 anos, eles também podem fazer uso do Integrabike, desde que a retirada da bicicleta, em uma das estações, seja feita por um adulto responsável e cadastrado no sistema.

 

O Integrabike é operado pela Mobhis Automação Urbana Ltda., empresa especializada nesse tipo de serviço, que venceu a licitação realizada pela Urbes. Todas as estações estão equipadas com câmeras de videomonitoramento.

 

Cadastro e aplicativo

 

Para ter acesso ao serviço do Integrabike, os interessados devem possuir cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, durante horário de funcionamento, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias da semana, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus (R$ 8,80).

 

Depois, é preciso fazer o cadastramento no Integrabike, disponível pelo site https://integrabike@mobhis.com.br. Basta assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do novo sistema. Em caso de dúvida, o contato com a operadora é pelo WhatsApp: (15) 3326-7568 ou via redes sociais: @integra.bike.

 

O novo sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), funcional e intuitivo. Ele pode ser baixado gratuitamente, tanto para uso em sistema Android, como iOS. Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação, vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim confirma mais 16 casos de Covid-19 nesta sexta-feira

Prefeitura identifica grande quantidade de material escolar em prédios públicos

Eleições e Finados, vida e morte a serem celebradas em Sorocaba e no Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa

Bolsonaro indica novo líder do governo no Senado após 6 meses de impasse

Número de casos confirmados do novo coronavírus em Sorocaba avança para 398

Prefeitura inaugura viaduto entre as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães