28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae/Sorocaba recebe aprovação da implantação do Sistema Toyota de Produção

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/12/2022

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba recebeu, na última quinta-feira (8), a aprovação dos trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), em visita realizada na sede da autarquia pelos integrantes da Toyota America Latina e Caribe e Toyota do Brasil, com o intuito de prestar um serviço cada vez melhor e mais eficiente à população.

 

 

Na ocasião, o CEO da Toyota América Latina e Caribe, Massa Inoue, e o diretor de Assuntos Governamentais, Roberto Matarazzo Braun, obtiveram a explanação de todo trabalho desenvolvido e os resultados atingidos, por intermédio dos funcionários da empresa multinacional, que aplicaram a metodologia do TPS na autarquia.

 

 

A apresentação foi feita pelo coordenador de Melhoria de Processos da Toyota, Adriano Yuzo Watanabe, e pelo gerente de Melhoria de Processos, Renato Kazuo Sasaki; assim como pelo diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; pelo diretor operacional de Infraestrutura e Logística da autarquia, Fábio Ferro; e pelo diretor operacional de Água, Jaime Augusto Rossi Farias; acompanhados do secretário de Desenvolvimento Econômico, T rabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.

 

 

Em Sorocaba, a Toyota do Brasil escolheu o Saae/Sorocaba para a implantação e desenvolvimento desse programa. Inicialmente, a equipe do TPS fez um levantamento de dados e informações sobre o dia a dia da autarquia, desde o seu processo de compras, armazenamento de materiais e aplicação nas instalações e manutenções das equipes operacionais.

 

 

Na sequência, foi redimensionado todo o Almoxarifado para melhor disposição dos materiais a cada diretoria (Água e Esgoto), bem como houve a atualização das orientações para usuários solicitantes de novas ligações de água, em que foi criado um canal, via WhatsApp, para envio das fotos da caixa-padrão instalada, de modo a ser sempre feita a averiguação da correta instalação.

 

 

“Em cerca de um ano e seis meses de projeto, temos, como resultados, um ganho de 77% da área do nosso Almoxarifado, sem a necessidade de investimento de ampliação, além de melhorar a segurança e a ergonomia das equipes que atendem nesse local. Também com a metodologia da Toyota, conseguimos aumentar em 24% a eficiência na instalação de água para novas residências, passando de 25 novas ligações para 33, por dia, gerando uma redução em 65% na espera por esse tipo do serviço no município” destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

 

 

“Hoje, vim conhecer de perto o trabalho que nossa equipe de TPS desenvolveu junto ao Saae/Sorocaba, no qual, por meio da nossa parceria, foi possível alcançarmos o objetivo final, que é melhorar continuamente o atendimento da população e também o dia a dia das pessoas que trabalham aqui. O mais importante disso tudo é que a Toyota deixa um legado para o Saae, para que possam trabalhar como nós: sempre pensando na melhoria contínua e produzindo felicidade para todos”, afirma o CEO da Toyota América Latina e Caribe.

 

 

Durante a visita, foi apresentada, ainda, uma viatura da equipe de Hidrometria e Pitometria, com todas as repartições adotadas para efetivar os trabalhos rotineiros, modelo que será desenvolvido e implantado em todas as viaturas, de acordo com a natureza de cada área.

 

 

Sobre o TPS

O TPS é um sistema de produção baseado na filosofia de eliminar completamente todos os desperdícios dos processos de produção e, constantemente, buscar pelo método mais eficiente (tempo de deslocamento, tempo de espera, movimentação, excesso de produção, estoques, processamento impróprio e retrabalho e defeito).

 

 

O TPS já foi aplicado com sucesso em diversos seguimentos pelo Brasil.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feiras noturnas terão início no Parque das Águas e no Parque dos Espanhóis no dia 19 de setembro

Recém-nascido engasga com leite e é salvo com ajuda da Guarda Municipal

Hospital de Campanha dobra leitos e se prepara para o pico da Covid-19 em Sorocaba

Russia anuncia vacinação em massa contra Covid-19 para outubro

Justiça suspende bônus natalino de R$ 10 milhões a servidores da Assembleia Legislativa

Justiça mantém solto segurança que aparece em vídeo matando vítima em bar