28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Feiras noturnas terão início no Parque das Águas e no Parque dos Espanhóis no dia 19 de setembro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 12/09/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), anunciou, na noite desta segunda-feira (11), em solenidade realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal, o início das feiras-livres noturnas no Parque das Águas e no Parque dos Espanhóis, a partir do dia 19 de setembro, sempre às terças-feiras, das 17h às 21h. O Município também entregou, na ocasião, o selo “Feira Legal” a 75 trabalhadores da categoria.


As novas feiras-livres noturnas contarão com 52 feirantes no Parque das Águas e 11 no Parque dos Espanhóis, com barracas de produtos variados, entre itens de hortifrúti, alimentos, utensílios de uso geral, entre outros. Outros dois espaços públicos que já contam com as feiras-livres noturnas são o Jardim Guaíba, às terças-feiras, com 11 feirantes, e Aparecidinha, às quartas-feiras, com oito feirantes. Ainda, outros pontos da cidade também deverão ser contemplados posteriormente.


“Essas feiras-livres noturnas trarão uma série de benefícios à cidade e aos munícipes. Além de ampliar as oportunidades de atividades e aumentar a renda dos feirantes, também vamos atender os moradores que não conseguem frequentar as feiras durante o dia”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.


“É um prazer estar aqui, nesta noite, para a entrega do selo e anunciar o início das feiras noturnas. Desejo boas vendas a todos e que essas feiras cresçam a cada dia”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Henrique Marcelo. Os espaços foram escolhidos com a participação da população, por meio de uma enquete on-line, realizada pelos canais oficiais da Prefeitura, ainda em 2022.


Já, o selo “Feira Legal” entregue aos trabalhadores do setor é referente à regularização dos espaços ocupados para a realização das atividades pelos feirantes, algo que eles aguardavam desde 2015. Além disso, essa legalização permite que haja maior controle e gestão das feiras-livres, estimulando que as mesmas sejam revigoradas e desenvolvidas. O certificado também traz a segurança de que, dentro do período estipulado, o feirante permaneça no local escolhido, pois participará do programa de legalização desses espaços.


“O objetivo deste Governo é dar todas as condições para que os comerciantes tenham um desempenho cada dia melhor em suas atividades”, destacou o superintendente da Sedetur, Fernando Marques. Além desse projeto, a Administração tem realizado outras várias ações em prol da categoria, como a regularização da atividade dos feirantes e a criação do Comitê de Apoio às Feiras-livres (Comeat), composto por membros da Prefeitura e do Sindicato dos Feirantes, que decide, de forma conjunta, as ações na área.


Outra melhoria conquistada pela categoria são os banheiros instalados nas feiras-livres. O dispositivo tem estrutura completa e é composto por três cabines que atendem aos sexos masculino e feminino, bem como um espaço adaptado para pessoas com deficiência física. Além do banheiro-contêiner fixo na feira do Júlio de Mesquita, há um modelo itinerante, os banheiros-trailer, que atendem a mais seis feiras-livres, em diferentes regiões da cidade, como: Mangal, Vila Angélica, Fórum Velho, Éden, Árvore Grande e Vila Leão.


Após a entrega do selo a todos os feirantes, os participantes ainda receberam orientações de servidores do Setor de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), Altair Farias; da Seção de Fiscalização de Feiras e Ambulantes da Secretaria de Planejamento (Seplan), Giovani Duarte; da supervisora de Saúde da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria da Saúde (SES), Ana Paula Proença; e do analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Eduardo Flud.


Um dos profissionais que recebeu o selo foi o feirante Michel A. Hotoshi, que, junto com sua família, atua nas feiras-livres de Sorocaba há 46 anos, comercializando pastéis. O seu comércio é realizado, de quarta a domingo, nas feiras da Vila Santana, Trujillo, Árvore Grande, Vila Fiori e Cerrado. Agora, ele também começará, no dia 19 de setembro, a trabalhar na feira-livre noturna no Parque dos Espanhóis. “Estou muito feliz. Não apenas pela regularização da atividade, com esse selo, mas também por mais essa oportunidade de renda, na feira noturna no Parque dos Espanhóis”, declarou.


Além do prefeito Rodrigo Manga, do secretário da Sedetur, Paulo Henrique Marcelo, e do superintendente da Sedetur, Fernando Marques, participaram da solenidade os secretários João Alberto Corrêa Maia (Governo) e Luciana Mendes (Administração e interina do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal), o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, além dos vereadores Luis Santos, Fábio Simoa, Fausto Peres e Caio Oliveira.


Mais informações sobre as feiras-livres noturnas e o selo “Feira Legal” podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3316-1646.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba interdita casa de tratamento para dependentes químicos na Zona Leste

Comércio em Sorocaba volta a funcionar 4 horas por dia a partir desta segunda

MEC deve investir R$ 3 bilhões para alfabetização na idade certa

PM e GCM autuam mais 16 veículos e 8 motocicletas em operação contra aglomerações em Sorocaba

GCM fez 7 operações contra aglomerações no final de semana

Terror, drama e comédia estão entre as opções de filmes que entram em cartaz na região