26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Risco de lesões por exercícios físicos realizados sem cautela é alto, segundo especialista

Postado em: 16/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios ao corpo, à mente e à saúde de modo geral, e por isso são indicados por médicos de diferentes áreas a pessoas de todas as idades. Mas, o que muitas delas não sabem é que apesar de muito benéficos, os exercícios físicos podem trazer complicações se realizados de maneira errada.

Melissa Nóbrega é reumatologista e atua na Clínica Unique, em Sorocaba. Ela afirma que a prática de exercícios físicos, principalmente de alto impacto, pode causar problemas graves futuramente, sem que se perceba que o fator agravante foi uma atividade de anos atrás.

“A osteoartrite, popularmente conhecida por artrose, tem múltiplas causas e gera a insuficiência da cartilagem das articulações. Apesar de ter um grau de fator genético, pode acontecer precocemente, em decorrência de sobrecarga. Estão sob risco pessoas que fazem esforço físico com carga excessiva, e também atletas, que usam e desgastam algumas juntas. Infelizmente, essa não é uma doença que se percebe de imediato, mas somente anos após o esforço ter sido realizado ”.

A reumatologista também conta que é preciso ficar atento com as novas modalidades de exercícios físicos, como o Crossfit e o Treinamento Funcional, principalmente por serem modalidades que incentivam a competição. “Querendo ou não, quando estamos competindo acabamos não pensando muito se estamos ou não nos machucando. E em muitas vezes nós não temos o conhecimento de que aquele movimento está causando uma lesão, que aquele movimento feito de forma repetida sem o fortalecimento ideal está colaborando para um problema maior. O vilão, nesse caso, não é o exercício, mas a falta de cuidado em realiza-lo, por isso a consciência e o acompanhamento são tão necessários ”.

Matheus dos Reis Lopes, educador físico, acredita que a probabilidade de se lesionar é a mesma para quaisquer exercícios, mas destaca a importância de optar por uma atividade que envolva um grupo pequeno, ou que possua mais profissionais supervisionando os movimentos, em caso de maior volume de pessoas. “Movimentos errados podem causar lesões e isso ocorre principalmente em lugares onde são muitas pessoas treinando e apenas um profissional. O ideal é procurar lugares e profissionais diferenciados, referência em atualidade, tanto para no teórico, quanto na prática”.

Melissa também alerta para o momento em que se deve procurar um médico especialista, e fala sobre prevenção. “É bom salientar a importância de procurar um reumatologista no caso de qualquer dor que persista. O diagnóstico e tratamento precoce geram alivio da dor, melhora da qualidade de vida e evitam incapacidade. E o mais legal é que o tratamento mais eficaz e prevenção da doença também é a atividade física, mas executada de maneira correta, respeitando as limitações individuais e sob a supervisão de um educador físico, voltada para o fortalecimento dos músculos e proteção das articulações”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba terá ‘Dia D’ de Mutirão da Saúde para realizar mais de 4 mil atendimentos

Projeto de passeio leva população a conhecer cemitério de Sorocaba neste sábado

Ouvidoria de Sorocaba registra 71 ocorrências sobre focos de dengue em abril

Fundo Eleitoral: "Tem de preparar a opinião pública", diz Bolsonaro

Após jovem ser estuprada e ter casa roubada na ZN, Polícia Militar diz que reforçará patrulhamento

‘Tribunal do crime’ julga e mata mulher que se apoderou de R$ 10 mil em drogas