29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Reunião para melhorias na Feira da Barganha recebe mais de 250 comerciantes da área externa

Foto: Michelle Alves e Renan Tonet – Secom
Postado em: 29/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba se reuniu, nesta terça-feira (28), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), com os comerciantes externos da Feira da Barganha,  localizada no bairro Caguassu, Zona Norte da cidade, para dar início aos trâmites de regularização daqueles que ainda não possuem um espaço fixo nas dependências da feira, além de anunciar melhorias gerais.

 

O prefeito Rodrigo Manga recebeu mais de 250 barganheiros no TMTV, acompanhado dos secretários municipais Paulo Henrique Marcelo, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur); e Darwin de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do diretor de área da Sedettur, Fernando Marques; além dos vereadores Fausto Peres, Caio Manga e Fábio Simoa.

 

As intervenções para as melhorias serão iniciadas já nesta sexta-feira (31), com as obras de requalificação asfáltica da Rua João Salvestro, local onde os feirantes se encontram todos os domingos. “Essa é uma iniciativa já prevista no nosso Plano de Governo, para garantir os direitos de cada um, como trabalhador. Queremos trilhar um caminho que possa oferecer o melhor a todos, em conjunto e por meio do diálogo. Assim, com a regulamentação, todos terão seu espaço assegurado”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Durante o encontro, foi criada uma Comissão que vai acompanhar, junto à Sedettur, todas as reuniões de alinhamento para efetivar as regularizações e mudanças das barracas para uma área fechada. O novo local de relocação desses comerciantes irá garantir melhores condições de trabalho, com cercamento em alambrado, iluminação adequada e demais benfeitorias que valorizarão, ainda mais, o comércio local.

 

“É um privilégio fazer parte dessa história em prol dos comerciantes da Feira da Barganha. A equipe que aqui foi formada vai construir um alicerce para poder colocar o plano em prática, sempre em conjunto e harmonia com todos”, disse o secretário da Sedettur, Paulo Henrique Marcelo.

 

A presidente da Associação dos Barganheiros de Sorocaba, que atuam na parte externa, Ivonete Parise, também acompanhou a reunião, orientando todos os presentes sobre os próximos passos para a regularização. “Sei da dificuldade que temos pra estar todo domingo na feira. Muitas pessoas que estão aqui só têm esse dia da semana para conseguir a renda mensal. Um lugar digno para o nosso comércio é uma grande chance para prosperar, conquistando além daquilo que já temos”, ressaltou.

 

Entre os barganheiros presentes, estava Clarice José Agostinho Rocha, que já completou sete anos como comerciante na feira externa. “Não tenho estrutura de barraca e todos esses anos enfrentei sol e chuva. Ter um espaço apropriado vai ser maravilhoso”, comemorou.

 

As próximas reuniões entre a Comissão formada e a pasta responsável pelos trâmites serão agendadas para poder atender a todas as necessidades e avaliar as reivindicações dos barganheiros, para que, gradualmente, todos os interessados regularizem suas barracas no novo local.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Israel e Hamas estendem cessar-fogo por mais 2 dias, anuncia Qatar

Bolsonaro chama Greta de "pirralha" e diz ser contra desmatamento ilegal

Prefeitura publica resultados de PEB I e gabarito de Orientador Pedagógico

Procon Sorocaba realiza 2º Mutirão de Renegociação de Dívidas

Câmara de Sorocaba vota pedido de cassação do prefeito nesta quinta-feira

Bolsonaro chama população para manifestações do dia 15