Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Relatório final da CPI deve apontar Carlos Bolsonaro como articulador de rede de fake news

Foto: reprodução
Postado em: 11/10/2021

Compartilhe esta notícia:

Camila Mattoso, FOLHAPRESS

 

O relatório final da CPI da Covid vai usar informações de 16 depoimentos prestados à Polícia Federal e encaminhados à comissão para indicar Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) como articulador da rede bolsonarista de distribuição de notícias falsas e desinformação.


Com base nos relatos, a conclusão da apuração também deve apontar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como elo da rede com supostos financiadores, entre eles os empresários Otávio Fakhoury e Luciano Hang.


A comissão deve mostrar a partir das informações que Carlos Bolsonaro debate as estratégias de produção de divulgação de fake news com o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins. Este, por sua vez, será apontado como responsável por repassar as ordens a integrantes do chamado "gabinete do ódio".


Políticos como as deputadas Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) devem entrar no relatório final porque a CPI constatou que, quando a investigação começou, elas apagaram postagens em suas redes com desinformação sobre a vacinação e o uso de máscaras.


O conteúdo final do relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) ainda é debatido com integrantes da comissão, mas o Painel apurou que a tendência é que mais de 30 pessoas, entre responsáveis por páginas bolsonaristas e políticos, sejam indiciados por descumprimento de ordem sanitária por propagar fake news sobre a Covid-19.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil bate novo recorde da Covid-19 em um dia, contabiliza 71 mil infectados e 5 mil mortes

Chuva de verão causa estragos e transtornos em vários pontos de Sorocaba; veja vídeo

Casal de traficantes é detido com drogas na Zona Leste de Sorocaba

Sorocaba registra baixa taxa de isolamento social por mais de 10 dias seguidos

"Poderia ter queimado, seria a melhor coisa", diz coronel à Ipa FM sobre quadro quebrado em mostra

Em primeiro comício após as eleições, Trump insiste em narrativa de que resultado foi uma fraude