26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Primeira prova vai levar mais de 4,6 mil a prestar concurso da Prefeitura de Sorocaba neste domingo

Arquivo
Postado em: 03/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Pouco mais de 4,6 mil pessoas participam neste domingo (04) da primeira prova do concurso público da Prefeitura de Sorocaba para a área da Educação. Os candidatos foram divididos em dez unidades escolares da cidade de modo a que cada sala, atendendo às orientações de segurança e combate à disseminação do coronavírus, acomode apenas 30% de sua capacidade. Segundo a coordenação da Comissão de Concursos Públicos, serão cerca de 15 pessoas por espaço, consideradas as dimensões das salas.

Neste domingo (04) fazem a prova objetiva os candidatos às vagas do Magistério na categoria de Professor de Educação Básica II (PEB II) nas disciplinas de Arte, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. Para aumentar a segurança do público, a convocação observou intervalos para a entrada nas escolas; um grupo terá acesso liberado às 12h e outro às 12h30. A prova tem início às 13h, com 3 horas e 30 minutos de duração. Só após uma hora da aplicação da prova é que os candidatos que considerem realizados  o teste poderão deixar o espaço.

A Secretaria de Recursos Humanos (Serh) publicou a convocação no Jornal Município de Sorocaba do último dia 24 de setembro, também disponível no site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato”. Os participantes devem identificar, com a maior antecedência possível, suas respectivas informações: nome; unidade escolar; bloco; sala de aula e horário de comparecimento.

Outra medida divulgada pela Serh nesta terça-feira (29), no Jornal Município de Sorocaba, diz respeito à checagem dos inscritos. Em princípio, não será necessária a retirada da máscara quando da apresentação junto aos fiscais. Somente naqueles casos em que a comparação com a foto do documento restar alguma dúvida, aí sim, será solicitada ao candidato a retirada rápida para conferência. Importante ressaltar que o uso de máscara deverá se estender do início ao final da prova e cabe aos candidatos, ainda, levar itens de uso pessoal e exclusivo como máscaras de proteção respiratória (inclusive, para troca); álcool em gel 70%; garrafa ou utensílio para acondicionamento de água; documento de identificação oficial com foto; e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.

Cuidado com o calor

Com o aumento da temperatura, podendo ultrapassar os 40ºC, a médica da Secretaria da Saúde (Ses), Tatchia Garcia, ressalta a importância e o cuidado com a hidratação, já que a perda de liquido e sais minerais são maiores no calor.

Segundo ele, a mais fácil e eficaz maneira de garantir uma boa hidratação é a ingestão de água. Além disso, o consumo de frutas, que são alimentos de fácil digestão, cumpre muito bem o mesmo papel.

Antes de realizar uma prova onde os fatores emocionais e de ambiente estão exacerbados, é fundamental garantir uma dieta mais leve para se evitar problemas digestivos ou outros tipos de mal-estar. Uma forma de contornar essa situação é consumir alimentos como saladas, legumes e carnes magras. Cuidado com alimentos que possuem altas calorias e de difícil digestão.

Durante a prova, se necessário, consuma barras de cereais que têm uma quantidade de açúcar que pode ajudar na fome sem interferir ainda mais na temperatura corporal. Pequenas doses de carboidratos também são bem vindas e a água de coco ou isotônico podem oferecer melhor sensação de refrescância.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Balão cai na região de Sorocaba e vítimas são socorridas com ferimentos

Sorocaba registra 50.489 casos da Covid-19, 48.203 recuperados e 1.457 óbitos

Parques de Sorocaba estarão fechados ao público a partir desta terça-feira devido à pandemia de Coronavírus

São Bento cai no grupo do São Paulo no Paulistão 2021

Servidor é ouvido em CP e diz: Taty Pólis não comandava ações na Prefeitura

Aeronave de Sorocaba é apreendida na Paraíba com 750 kg de cocaína; quatro pessoas foram presas