29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura resgata em torno de 70 animais em situação de abandono e maus-tratos na Zona Leste

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/06/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), resgatou, nesta quinta-feira (2), em torno de 70 animais, sendo cinco gatos e dezenas de cachorros, em situação de abandono e maus-tratos, em três residências na Zona Leste da cidade, sendo uma na Rua Chile e duas na Rua Cervantes.


A ação foi realizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Urbes – Trânsito e Transportes. A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal recebeu a denúncia, no final da noite de quarta-feira (1), do vereador Cristiano Passos e de protetores de animais e, imediatamente, programou a operação para a manhã desta quinta-feira, com o apoio dos órgãos de segurança.


Todos os animais resgatados foram levados à Unidade de Proteção e Bem-Estar da Sema, no Jardim Zulmira. Eles estão sendo avaliados clinicamente por médico veterinário e receberão todos os cuidados necessários. Neste primeiro momento, está sendo feita a coleta de sangue de todos os animais, bem como a microchipagem. Eles também estão recebendo todos os primeiros cuidados, incluindo o corte das unhas. Somente após a completa recuperação, serão disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa contínuo “D + uma chance. Adote uma Vida!”.


Os três imóveis estavam vazios no momento da operação e estavam com muitos dejetos dos animais e mau cheiro, completamente insalubres. O homem responsável pelos animais é um idoso, de 60 anos. Segundo relatos de vizinhos, a sua companheira faleceu há três meses e ele sofreu um infarto há três dias. O munícipe está sendo integralmente assistido e, neste momento, está internado na UTI da Santa Casa. O Poder Público seguirá acompanhado o caso, para que todo suporte eventualmente necessário também seja prestado.


Todo cidadão pode, e deve, acionar a Prefeitura de Sorocaba em casos de abandono ou maus-tratos de animais, pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos finais de semana e feriados, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 153 (GCM) e uma equipe é rapidamente direcionada para tomar todas as devidas providências.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Forças de Segurança de Sorocaba realizam operação conjunta e prendem 56 criminosos; veja

Festival de churrasco e burger ocorre no estacionamento da prefeitura de Sorocaba no feriadão

Tribunal de Justiça suspende direitos políticos de Doria por 4 anos; cabe recurso

PIB da cultura e indústrias criativas supera o do setor automotivo

Operação da Polícia Militar prende 15 pessoas em um fim de semana em Sorocaba

Operação Legalidade embarga loteamento clandestino e multa obra no Genebra