29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura, PTS e Parque de Ciência e Tecnologia na China assinam acordo de investimentos e empregos

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 27/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), firmou, na última quinta-feira (23), um acordo de cooperação técnica com o Parque de Ciência e Tecnologia da cidade de Wuxi Liangxi,  na China. A cidade de Sorocaba esteve representada no País oriental pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara.

 

O projeto tem como objetivo construir, melhorar e fortalecer a cooperação e as parcerias entre o Parque de Ciência e Tecnologia de Wuxi Liangxi e o PTS. “Isso vai proporcionar um grande intercâmbio entre as empresas, facilitando a instalação de novos empreendimentos no PTS ou em Sorocaba, de forma geral. Tudo isso é sinônimo de geração de empregos e atração de novos investimentos em nossa cidade”, ressalta o presidente do PTS.

 

A cooperação entre as duas partes inclui as seguintes atividades: construir uma parceria amigável e realizar intercâmbios regulares de informações, especialmente nos campos da alimentação, IoT (Internet das Coisas), biomedicina, novas energias, indústria de materiais, desenvolvimento de tecnologias para Smart Cities, novo combustível de hidrogênio verde, etc; promover intercâmbios e visitas regulares entre empresas das duas partes e incentivar o comportamento de investimento bidirecional e serviços de informação; prestar serviços adequados aos projetos de L&D (Learning & Development) e industriais, para serem resolvidos nas plataformas das duas partes e organizar eventos promocionais e visitas.

 

“Outro ponto importante será a facilitação ao intercâmbio de pessoal e de informações entre as instituições acadêmicas e de pesquisa de Sorocaba e Wuxi Liangxi, assim como o incentivo à transferência de tecnologia e o intercâmbio de pessoal”, complementa o representante do PTS.

 

A cidade de Wuxi

 

Wuxi é a 7ª maior cidade da China e considerada cidade-irmã de Sorocaba, há mais de 15 anos. Esse termo se dá quando tem seu ponto principal a criação de mecanismos de cooperação internacional entre as cidades, visando à expansão em níveis econômico, cultural e político. Wuxi Liangxi está situada às margens do Lago Taihu, no Leste da China. Possui belas paisagens e uma longa história de abundância, desde a antiguidade.

 

Hoje em dia, a cidade é moderna e próspera e, ao mesmo tempo, tornou-se berço da indústria nacional chinesa. Cidade portuária, com aproximadamente 7 milhões de habitantes, Wuxi Liangxi, que é habitualmente designada como “pequena Shanghai”, teve um crescimento mais acelerado na última década.

 

Com dois grandes parques industriais dedicados às novas industrias, Wuxi Liangxi é uma cidade de referência na produção de tecnologia e geração de negócios. Foi considerada pela Forbes a terceira cidade de negócios da China, com o segundo melhor rendimento per capita da província de Jiangsu.

 

Com lagos e montanhas de grande beleza, Wuxi Liangxi é um importante ponto turístico do Delta do rio Yangtsé, destacando-se o Grande Buda de Ling Shan que, com os seus 88 metros de altura e 700 toneladas, é uma das maiores estátuas do mundo.

 

“Por meio dessa relação de cidades-irmãs, municípios de diferentes regiões do planeta podem se conectar. Com frequência, em contato umas com as outras, elas se apresentam trazendo as suas semelhanças, como demografia e formação histórica, a fim de estabelecerem um laço duradouro”, explica o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba anuncia início das obras de drenagem no Jardim Sandra

Ensino à distância revela novas nuances no aprendizado da graduação

Homem morre prensado em parque de diversões em Itu

Lista do site ‘Não me Perturbe’ já tem mais de 600 mil pessoas

Flordelis é transferida para o presídio Talavera Bruce

Inscrições abertas para processo seletivo da Orquestra Sinfônica de Sorocaba