26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inaugura primeira Escola Municipal de Defesa do Consumidor

Postado em: 23/02/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Procon, ligado à Secretaria do Gabinete Central, e da Secretaria de Comunicação e Eventos, realizaram nesta sexta-feira (22) o lançamento oficial da Primeira Escola Municipal de Defesa do Consumidor (EDUCON) no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.

O evento contou com a presença do prefeito José Crespo e de vários secretários municipais que prestigiaram a iniciativa. “É com muita satisfação que participo da Inauguração da Escola de Defesa do Consumidor de Sorocaba, que confirma o quanto o Procon Sorocaba é competente e comprometido com a Inovação, possibilitando que o nosso Governo possa oferecer cada vez mais eficiência ao nosso patrão, que é o cidadão sorocabano; o consumidor.” enfatiza o prefeito.

O objetivo da Educon é instituir o trabalho já realizado pelo Procon com empresas, devendo ser ampliado ao público em geral, por meio de cursos para orientação sobre finanças e direitos do consumidor, com direito a certificados de participação.

O superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Moleta, explicou que um dos cursos será dirigido à formação de pequenos fiscais, voltado aos alunos matriculados no quarto e quinto anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba e, que outro projeto a ser desenvolvido pela Educon Sorocaba será a formação profissional continuada, voltada aos próprios funcionários do órgão que trabalham no atendimento ao consumidor em Sorocaba.

“Nossa intenção é intensificar cada vez mais nossa atuação, objetivando a harmonização nas relações de consumo entre comerciantes e consumidores”, explicou Laerte.

Também presente no lançamento, o secretário do Gabinete Central, Dr. Eric Vieira, enfatizou o quanto Sorocaba está na vanguarda na criação da Escola do Consumidor. “Com ações como essa, podemos contribuir para que os cidadãos sorocabanos estejam cientes de seus direitos e deveres como consumidores”, concluiu.

O evento de hoje contou com a presença de diversos representantes de Procons Municipais do interior de São Paulo, além do diretor executivo a Fundação Procon-SP, Fernando Capez, que em sua palestra abordou o tema “Direito do Consumidor x Direito Penal” e enfatizou a importância da sinergia entre os Procons Municipais.

“É preciso trabalhar na criação de um sistema integrado de defesa do consumidor, para que todos os Procons Municipais estejam em harmonia e sintonia.” ressaltou.

Ainda em seu discurso agradeceu ao prefeito José Crespo pela criação da escola. “A iniciativa da Educon Sorocaba tem nosso total apoio, parabéns ao prefeito José Crespo e à Sorocaba por esse importante passo em defesa do consumidor” concluiu.

A atuação do Procon se faz fundamental para garantir a proteção e a defesa dos direitos do consumidor. A Escola do Consumidor funcionará na sede do Procon, no Campolim, na Avenida Antônio Carlos Comitre, 330.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Show de luzes marca entrega do Ícone Planeta nesta segunda-feira (30)

Beneficiários do Bolsa Família recebem nesta terça-feira 3ª parcela de auxílio emergencial

Letícia Spiller diz que Marcius Melhem ‘virou mártir’ e que ele tem bom coração

Quatro pessoas são socorridas após colisão em rodovia na região de Sorocaba

Preocupação ambiental atinge venda de carne e bebidas

GCM prende dois e tira das ruas mais de 1,5 mil porções de entorpecentes