26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura divulga Plano Diretor de Turismo de Sorocaba para 2022-2024

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 20/07/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), divulgou, nesta semana, o Plano Diretor de Turismo (PDT) revisado para o período de 2022 a 2024. A atualização foi aprovada pela Lei Municipal nº 12.612, de 14 de julho de 2022.

 

O documento, que está disponível no site da Prefeitura, tem o objetivo de orientar o desenvolvimento do setor turístico na cidade, sendo uma importante ferramenta norteadora de ações e projetos a serem desenvolvidos nas localidades do município.

 

“O plano é de suma importância para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da atividade turística em Sorocaba. A ideia é identificar e promover o turismo elaborado de forma consciente, atendendo os munícipes e os visitantes”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

 

Outros dois documentos relevantes acompanham o Plano Diretor de Turismo, sendo eles: o Inventário da Oferta Turística, que elenca os principais atrativos da cidade, e a Pesquisa de Demanda Turística, meio para obtenção de informações dos turistas que visitam o município, a fim de compreender o perfil dessas pessoas, traçando estratégias para desenvolvimento do setor.

 

O primeiro Plano Diretor de Turismo oficial da cidade de Sorocaba foi aprovado em 2018 e norteou as ações desenvolvidas no setor até 2020. Logo após esse período, a Divisão de Fomento ao Turismo, pertencente à Sedettur, passou a trabalhar na revisão e atualização de um novo documento norteador, conforme o crescimento e as mudanças da cidade.

 

A fim de tornar o plano abrangente e com participação da sociedade, em um primeiro momento, mesmo sem obrigatoriedade de lei, foi realizado um Workshop de “Construção Coletiva para Ações de Desenvolvimento do Turismo em Sorocaba”.

 

O encontro foi aberto ao público e amplamente divulgado pelo site e canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, bem como também pela imprensa. A ação teve objetivo de ouvir as sugestões da população sorocabana, além de profissionais e empresários da área, ampliando a discussão das estratégias inicialmente consolidadas naquele primeiro PDT.

 

Na sequência, também foi realizada uma reunião com membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em dezembro de 2021. Nessa reunião, foi feita a análise SWOT da situação do turismo local, para identificação dos pontos fortes e fracos do setor, bem como das oportunidades e dos desafios relativos ao desenvolvimento do turismo em Sorocaba.

 

Com essas informações, foi possível a revisão do Plano Direto de Turismo, que pode ser encontrado na página do Visite Sorocaba, bem como o Inventário Turístico e Pesquisa de Demanda Turística: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/destaques/plano-diretor-de-turismo-2022-2024/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba dá início à revitalização do CEI-109 no Largo do Divino

MEC divulga resultado de processo seletivo para o Fies do 2º semestre

Ford coloca 2.500 trabalhadores em casa por causa do Coronavírus

Em SP, 80% dos pais pretendem vacinar filhos contra a Covid, mostra pesquisa do governo

O DEDA QUESTÃO: Dos candidatos ao senado, apenas um é de Sorocaba

Justiça bloqueia mais R$ 5 bi da Vale para auxílio a vítimas em Brumadinho