A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deu início, na tarde desta quarta-feira (8), à revitalização do Centro de Educação Infantil “Benedicto Pagliato” (CEI-109), localizado no Largo do Divino. A expectativa é que os reparos e a manutenção sejam finalizados em fevereiro de 2022, beneficiando a comunidade escolar já no início do próximo ano letivo.
“Fiz questão de dar o pontapé inicial nesta revitalização, pois sempre achei um absurdo esta unidade escolar estar assim, abandonada, há tantos anos. Um prédio tão grande e que já foi tão bonito acabou se transformando em um local frequentado por usuários de drogas”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.
O caso do prédio dessa unidade estava em processo judicial, em razão de irregularidades na estrutura, sendo interditado em meados de 2015. À época, a Prefeitura ingressou com ação judicial contra a empresa responsável pela construção e reparo. Porém, a empresa faliu e, desde então, o CEI-109 estava abandonado e sem solução em gestões públicas anteriores.
“Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria da Educação e pedir o empenho das empresas nesta manutenção, com bastante atenção e qualidade, pois, aqui, vamos cuidar do nosso bem mais precioso: as nossas crianças”, afirmou o prefeito, antes de assinar a ordem de início dos serviços com as empresas contratadas pela Prefeitura de Sorocaba.
O prefeito, ainda, aproveitou a ocasião, na presença de moradores, para anunciar mais melhorias para o bairro. “Conseguimos uma parceria com a iniciativa privada e voltaremos aqui, nos próximos dias, para anunciar a revitalização da Praça Largo do Divino, que acabou virando reduto de pessoas em situação de rua. Daremos, assim, a atenção que vocês tanto merecem, com a implantação de academia ao ar livre, playground e iluminação em LED”, adiantou.
“Hoje é uma tarde de alegria. Há muito tempo esta unidade encontrava-se nesta condição e agora, neste governo, demos início aos reparos e à manutenção. É um anseio da população e dos profissionais que já trabalharam aqui, com as nossas crianças. É mais um equipamento sendo resgatado”, destacou o secretário da Educação, Marcio Carrara. “A Sedu tem trabalho arduamente e todos os próprios passarão por manutenção e receberão a devida atenção, fortalecendo, ainda mais, a qualidade de ensino nas unidades”, completou o titular da pasta.
Em seguida, como um ato simbólico, uma retroescavadeira fez a demolição de quatro salas de aula da unidade, que estavam com a estrutura comprometida. A unidade receberá, ainda, a troca de pisos e telhas, pintura e manutenção geral, que inclui parte elétrica e hidráulica. O CEI-109 está localizado na Rua Capitão Pedro Tavares, 270, na Vila Espírito Santo, e atenderá cerca de 200 estudantes.
Participaram do ato, além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Educação, Marcio Carrara, os representantes das empresas contratadas pela Prefeitura de Sorocaba: Aécio Vital dos Santos, da JAV Construções Ltda.; Adriano Viana, da VPP Engenharia Eireli; e Marcos Ramos dos Santos, da WT Tecnologia Gestão e Energia Ltda.