28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba inicia força-tarefa de ações preventivas contra Febre Maculosa

Foto: SECOM
Postado em: 21/06/2023

Compartilhe esta notícia:

Embora Sorocaba não tenha casos confirmados e a série histórica não apresente nenhuma confirmação desde 2021, em decorrência dos casos de Febre Maculosa ocorridos recentemente na região de Campinas-SP, o Município iniciou, na última terça-feira (20), no Parque das Águas, uma força-tarefa de ações preventivas contra a doença.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

As equipes do Saae/Sorocaba realizarão roçagens em todo o entorno do Rio Sorocaba, além dos parques da cidade, deixando a vegetação mais próxima do solo, uma vez que a incidência solar elimina o carrapato, se houver. A equipe da Zoonoses fará, ainda, pesquisa acarológica, ação com uma rede de arrasto com pano branco, a fim de mapear a presença de possíveis carrapatos e, caso identificados, fará a análise de suas respectivas densidades. Nesta ação, também serão realizadas atividades educativas a respeito da prevenção da Febre Maculosa.

 

A inciativa também previne outras doenças transmissíveis, como controle de leptospirose, e reforça a vistoria e o combate a potenciais criadouros do mosquito da dengue, além de prevenir infestação de mosquito culex (pernilongo).

 

“Apesar de não haver nenhum caso em Sorocaba, entendemos a necessidade da prevenção, por isso estamos agindo de forma proativa no combate à Febre Maculosa e outras doenças transmissíveis. Parabenizamos todo empenho das equipes e contamos com a conscientização da população”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.

 

A médica veterinária e coordenadora de Vigilância em Zoonoses de Sorocaba, Dra. Thais Buti, reforça a importância da atenção à prevenção da doença e a busca por tratamento rápido. “É fundamental que a população se atente para as orientações e os cuidados de prevenção. Em caso de apresentação de sintomas, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico, comunicando sobre a área ou região recentemente visitada”, explica.

 

Além disso, em Sorocaba, estão sendo realizadas diferentes ações de conscientização e combate, como: divulgação de informações a respeito da doença e como prevenir-se nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba e na Agência de Notícias, contando, também, com o apoio fundamental da imprensa na disseminação dessas informações; cartazes informativos que estão sendo afixados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de urgência e emergência em saúde do Município (UPHs e UPA), nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social) e nas Casas do Cidadão, além de treinamentos e capacitações para profissionais da rede municipal de saúde.

 

Também estiveram presentes no início das ações preventivas os secretários municipais Dr. Cláudio Pompeo, da Saúde (SES); João Alberto Corrêa Maia, de Governo (Segov); Cilene Chabuh Bordezzan, de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema); Darwin de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), Alexandre Caixeiro, de Segurança Urbana (Sesu); Luiz Antonio Zamuner, de Cultura (Secult); além do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desemprego: ser frágil faz parte do ser humano em busca de uma vaga - veja a coluna de Vanderlei Testa

Conselho Federal de Medicina abrirá consulta pública sobre uso da cannabis medicinal

Jovem é preso em casa por tráfico de drogas na Zona Norte de Sorocaba

Governo quer coibir pirataria em comércio eletrônico

Bolsonaro quer general como nº 2 da Saúde para montar equipe provisória

Simone Tebet diz que é preciso melhorar qualidade dos gastos no Brasil