28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura cria Comitê de Crise de Relações Interpessoais e Combate à Violência Escolar

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 19/04/2023

Compartilhe esta notícia:

Dando continuidade às medidas tomadas em conjunto pelas Prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), com a criação de uma cartilha de segurança e outras ações emergenciais para implantação nas escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, a Prefeitura de Sorocaba criou o Comitê de Crise de Relações Interpessoais e Combate à Violência Escolar.

 

O grupo realizou sua primeira reunião de trabalho na sexta-feira (14), no CAPS IJ “Ser e Conviver”, visando coordenar os cuidados preventivos e outros trabalhos realizados frente à situação de alerta que envolve as unidades escolares no contexto atual.

 

Nesse intuito, diversos órgãos e setores compõem esse Comitê, que, no seu primeiro encontro, contou com representantes da Coordenação de Saúde Mental, dos CAPS IJ e CAPS ADIII, membros da Diretoria de Ensino, da Justiça Restaurativa da Coordenaria da Criança e do Adolescente, do Tribunal de Justiça, além de equipes das Secretarias Municipais da Educação (Sedu), Cidadania (Secid) e Segurança Urbana (Sesu).

 

“A proposta é realizar a análise de eventuais problemas, definir estratégias de ação e metas a serem adotadas para gerenciamento da questão e contar com a ótica e colaboração de diversas instituições de cuidado que estão diretamente ligadas a essas demandas”, explica o secretário da Saúde, Dr. Claúdio Pompeo.

 

O secretário da Educação, Marcio Carrara, destaca a importância das ações conjuntas nesse sentido. “É muito importante compreender a visão de diferentes grupos atuantes e aplicá-las, de forma preventiva, tanto nas unidades escolares, como na orientação para os familiares dos estudantes”, observa.

 

“Esta ação inicial norteadora e de organização foi muito profícua. Em breve, outros encontros serão realizados para definição de um Plano de Contingência e iniciativas que serão aplicadas”, salienta a psicóloga e supervisora em Saúde da Coordenação de Saúde Mental da SES, Lívia Siviero Canavezi.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Julgamento está sendo feito às escondidas, como se STF estivesse envergonhado’, diz Joaquim Falcão

Simone Marquetto prepara com prefeitos conjunto de projetos para beneficiar municípios da RMS

Chuva causa prejuízo de R$ 110 milhões ao comércio em São Paulo

Comissão que investiga vice se prepara para levar julgamento ao plenário

VÍDEO - Cão da PM encontra drogas e ajudar a prender dupla por tráfico em Sorocaba

Vereador Luis Santos tem alta após 30 dias internado com Covid-19 e já está em casa