28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba auxilia 15 sorocabanos a retornarem de Israel

Foto: Reprodução - TV Sorocaba/SBT
Postado em: 10/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Três deles irão embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para trazê-los de volta ao Brasil, já nesta terça-feira (10).

 

Quinze sorocabanos estão em contato direto com a Comissão Municipal instituída pela Prefeitura de Sorocaba, para tratar da ajuda humanitária às vítimas dos ataques a Israel, na região da Palestina, e estão na lista solicitando repatriação. A expectativa é que três sorocabanos, de um grupo de 11 pessoas que viajaram juntas a turismo em Israel e que estão em contato com o Município de Sorocaba, embarquem no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), disponibilizado pelo Palácio do Itamaraty, para trazê-los de volta ao Brasil, já nesta terça-feira (10). Ainda, mais quatro sorocabanos, totalizando 15 pessoas até o momento, estão em contato com o Município de Sorocaba e aguardando definições da Embaixada para retorno à cidade, o mais urgentemente possível.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação. 

 

“Quero parabenizar a todos que fazem parte desse grupo de ajuda humanitária criado pelo Município. O avião da FAB vai começar a resgatar, amanhã (10), os sorocabanos que estão em Israel. Deus abençoe e retribua todo o esforço de vocês”, agradece o prefeito Rodrigo Manga. No último sábado (7), a Prefeitura de Sorocaba publicou Decreto Municipal, criando a Comissão Municipal para tratar dessa ajuda humanitária.

 

Segundo o pastor Rogério Barbosa da Silva, que está com sua esposa Eliane Motta Antônio da Silva, em Israel, junto com o grupo de onze pessoas, os três primeiros sorocabanos que embarcarão, nesta terça-feira (10), são os pastores Romeu Barbosa da Silva Junior e Mirian Duarte da Silva, acompanhados da médica Mara Gleyde. “Cabe ressaltar que, diante de todos os contatos que eu fiz ao Brasil, aquele que me respondeu, prontamente, foi o disponibilizado pelo prefeito Rodrigo Manga”, ressaltou Rogério, extremamente agradecido.

 

Nesta segunda-feira (9), a Embaixada Brasileira entrou em contato com Rogério para acertar a lista com os nomes dos três primeiros passageiros que irão embarcar no voo de terça-feira. “Esse contato foi para pedir os nomes, elencando quem deveria seguir nesta primeira fase de retorno ao Brasil. Romeu é paciente oncológico e precisa de cuidados especiais. Junto com o casal vai a Dra. Mara Gleyde, para acompanhá-los e monitorá-los. Ao desembarcar no Brasil, eles vão direto para Sorocaba, pois Romeu precisa de cuidados médico-hospitalares na cidade. Os demais irão na quarta-feira e eu fiquei na lista de espera”, contou ele.

 

Já, Marcos Salinas, pai do jogador de futebol Lucas Salinas, meio-campo do Ashdod, clube da primeira divisão de futebol israelense, contou que viu a live na rede social do prefeito Rodrigo Manga, oferecendo ajuda humanitária aos sorocabanos e, prontamente, entrou em contato, fez o cadastro do filho e preencheu todos os documentos da Embaixada.

 

“Neste momento de muita apreensão e ansiedade, foi de grande valia essa ajuda da Prefeitura de Sorocaba, pois nossa família aqui, do Brasil, não tem e nem sabe a quem recorrer. Então, o prefeito da nossa cidade, disponibilizando esse apoio, nos conforta com essa mão amiga e nos dá força para seguirmos com fé que nosso filho conseguirá sair de lá e voltar ao Brasil nesta fase tão difícil da guerra”, contou Marcos.

 

O jogador Lucas está em Ashdod, a 50 km de Gaza. “Hoje, um foguete atingiu a cidade, mas felizmente estamos bem. Fiz cadastro para o voo da FAB, com a ajuda da Prefeitura de Sorocaba, e estou aguardando. Comprei um voo para Portugal, na quarta feira (11), mas estão cancelando os voos. Eu só quero sair daqui e ir para algum lugar seguro”, contou. O atleta, inclusive, conversou com o prefeito Rodrigo Manga sobre toda essa tragédia e a ajuda municipal aos sorocabanos, ao vivo, em entrevista a uma emissora de TV nesta segunda-feira (9).

 

Iniciativas municipais de ajuda humanitária

 

A Comissão Municipal tem como objetivo disponibilizar toda ajuda possível a sorocabanos que estão em Israel ou em outros lugares da região da Palestina, para que retornem, o mais rapidamente possível, ao Brasil, de forma segura. O canal disponibilizado pelo Município a todo cidadão que queira saber mais a respeito das medidas de apoio é o telefone: +55 (15) 99119-9847 (Secretaria da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba). Com todas as providências indicadas pela Comissão Municipal já feitas, como o preenchimento de formulário para o Consulado, todos esses sorocabanos que estão em contato aguardam, apenas, as definições do Palácio do Itamaraty do Brasil, para trazê-los de volta ao País. em voos com avião da FAB.

 

Paralelamente, o Município já entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, além de parlamentares, entidades e associações para tratar da ajuda humanitária. Segundo comunicado emitido, nesta segunda-feira (9), pelo Ministério das Relações Exteriores, os brasileiros candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea. A recomendação é de que todos os brasileiros que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.

 

Da mesma forma, a Prefeitura de Sorocaba também está em contato com Vanderlei Martinez, representante do Centro Cultural Brasil-Israel e da Associação Israelita Brasileira de Sorocaba, para oferecer todo apoio ao alcance do município sorocabano ao Estado de Israel. Sorocaba também busca contato com a cidade israelense de Sha’ar-Haneguev, considerada uma cidade-irmã desde a década de 1980, que fica a poucos quilômetros da Faixa de Gaza, para saber como o município pode dar suporte necessário neste momento tão difícil e delicado, da mesma forma como lamenta profundamente e se solidariza com a morte do prefeito de Sha’ar-Haneguev, Ofir Libstein, durante os ataques, e já prepara ações e homenagens a respeito.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovem de 19 anos é preso nos Estados Unidos por planejar a morte de Joe Biden

Eleições 2020: veja dicas e orientações para votar com tranquilidade neste domingo (15)

Pedágios de São Paulo vão ficar mais caros a partir desta sexta-feira (16)

Prefeitura embarga obra de novo acesso à avenida Dom Aguirre por falha na execução do serviço

Dayane conta porque pescar faz bem à saúde - veja a coluna de Vanderlei Testa

Barreiras sanitárias em Sorocaba começam a funcionar a partir desta quinta-feira; veja como será