29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba alerta população sobre prevenção e combate às queimadas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/08/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), neste período de estiagem, alerta a população sobre prevenção e combate às queimadas. Além de trazer uma série de problemas ambientais, elas podem causar danos à saúde da população, por isso é tão importante o apoio da população para que não ateie fogo em mato ou lixo, previna focos de incêndio e denuncie casos como esses, para que o Município atue na fiscalização.

 

“As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, durante o período de estiagem, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fáceis de ocorrer os focos de incêndios, por isso é muito importante que a população se sensibilize com essa causa e colabore, não propagando fogo e denunciando ocorrências”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.

 

A prática é criminosa e a multa pode ultrapassar R$ 3 mil, conforme a Lei Municipal nº 10.151/2012. Em 2021, a Sema emitiu 156 autuações referente a queimadas. Já, neste ano, de janeiro até o momento (26 de agosto), foram 73 autuações.

 

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao incêndio. Já, as denúncias para que a Sema realize fiscalização podem ser feitas pelo Whatsapp: (15) 99175-0927 ou, ainda, pelos canais da Ouvidoria Municipal: telefone 156; WhatsApp: (15) 99129-2426, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

 

Ao receber a denúncia do cidadão, a Sema imediatamente encaminha o caso para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), que fará a fiscalização. No local, a equipe fotografa e faz a medição da área atingida pela queimada. Com o relatório, a Sema faz o mapeamento e o enquadramento na legislação vigente para a elaboração do auto de multa. Caso não haja flagrante, é feito o levantamento de quem é o proprietário do terreno para as devidas providências e autuação.

 

As queimadas podem causar graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. A fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente, quem sofre de asma e de bronquite, por exemplo.

 

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

 

As pessoas também podem contribuir nunca ateando fogo em mato, lixo e folhas; descartando corretamente os resíduos, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro em vias públicas e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas decorrentes da queimada. Além disso, é muito importante que os terrenos sejam mantidos sempre limpos pelos proprietários.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo de SP apresenta projeto para transformar a malha ferroviária do Estado

Candidatos a deputado estadual e federal por Sorocaba declaram bens no TSE

Cemitérios de Sorocaba devem reabrir no feriado de Finados

Litoral paulista terá chuva na Sexta-Feira Santa e sol no domingo de Páscoa

Diretor do Saae dispara à CP: servidor usava o nome da vice para se ausentar

Romu detém traficante no Parque Vitória Régia