28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura contrata mais de 300 professores e ano começa sem professores eventuais

Agência Sorocaba
Postado em: 08/02/2020

Compartilhe esta notícia:

O ano letivo de 2020 da Rede Municipal de Ensino começou na última quarta-feira (5) sem professores eventuais. A medida se deve à contratação de 330 educadores em caráter temporário, entre mais de 700 candidatos aprovados em processos seletivos e convocados, segundo informou a Prefeitura de Sorocaba. A fim de atender ao prazo determinado, a Secretaria de Recursos Humanos (Serh) organizou um esforço concentrado entre suas diferentes divisões para viabilizar todas as contratações entre janeiro e fevereiro, planejamento integrado à Secretaria da Educação (Sedu). No momento, prosseguem ações para novas contratações na área pedagógica.

Nos dias 13, 14, 16 e 21 de janeiro, a Serh atribuiu aulas a Professores de Educação Básica I e II (PEB I e II) aprovados em processos seletivos desenvolvidos, respectivamente, em 2018 e 2019. As sessões, promovidas no Centro de Referência em Educação e acompanhadas por supervisores de ensino da Sedu, definiram os profissionais responsáveis por turmas de Ensinos Infantil (creche e pré-escola) e Fundamental I, além de aulas de Ensino Fundamental II nas disciplinas Arte, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português.

Concluída essa etapa, os professores contemplados com as vagas passaram pelos processos de exames admissionais de saúde; entrega de documentos; verificação de requisitos e procedimentos legais; assinatura de contrato, em regime de CLT e validade até o final do ano; registro em Carteira de Trabalho; e integração. Iniciadas as aulas, os educadores estão sendo cadastrados para que recebam o primeiro salário no final de fevereiro.

A secretária Suélei Gonçalves explica que a Serh precisou organizar uma força-tarefa para cumprir a determinação da prefeita Jaqueline Coutinho, tendo em vista estudos e práticas pedagógicas que atestam a importância do vínculo entre professores e alunos no processo de aprendizado. “É um volume grande de contratações num curto espaço de tempo. E só conseguimos cumprir os prazos devido à mobilização dos nossos diferentes setores, que se organizaram e executaram as tarefas conforme o planejado”, destaca. Por parte da Serh, os procedimentos envolveram servidores municipais das Divisões de Planejamento e Controle da Vida Funcional da Educação; Cadastro Funcional; Segurança e Saúde Ocupacional; Desenvolvimento de Pessoas; e Administração de Pagamentos.

Mais contratações

A Serh participou da elaboração do edital para a contratação de PEB I e II eventuais, cujo processo é conduzido pela Sedu e visa atender necessidades esporádicas por professores na Rede Municipais em razão de afastamentos temporários dos titulares pelo prazo máximo de 15 dias consecutivos ou intercalados dentro do mês e jornada diária de até seis horas/aula. O cadastramento termina no próximo dia 14 e os candidatos devem comparecer às escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEI) que tenham interesse em lecionar.

Durante o mês, a Serh executa os procedimentos para a contratação de cerca de 600 estudantes de Pedagogia no Ensino Superior para atuar como estagiários em unidades da Rede Municipal de Ensino, por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Nos últimos dias, a pasta também promoveu sessões para a remoção de inspetores de alunos excedentes; atribuição para substituição de suporte pedagógico (supervisores de ensino, diretores de escola, vice-diretores e orientadores pedagógicos); e atribuição para salas de atendimento educacional especializado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adolescente é flagrado com mais de 300 porções de drogas na Vila Sabiá

Sorocaba aplica a 4ª dose da vacina contra Covid em idosos de 79 a 75 anos ou nesta segunda

Doria nega pedido de Sorocaba e cidade segue com 4 horas de comércio até dia 14

Corpo de mulher com afundamento de crânio é encontrado em rua da Vila Helena

Câmara anuncia corte de R$ 520 mil, mas redução de salários ainda está fora da pauta

Idoso bota criminosos para correr durante tentativa de assalto em Piedade