A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Mobilidade (Semob), de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), além da Urbes – Trânsito e Transporte, anuncia a revitalização completa de todas as ciclovias existentes na cidade.

 

As ciclovias, que somam 128 km de extensão, sendo uma das maiores redes cicloviárias do Brasil, passarão por obras de revitalização, tais como: nova pavimentação; pintura, inclusive dos gradis; acréscimo de produto antiderrapante; reparos; poda de árvores no trajeto; manutenção da iluminação pública e sinalização de solo e vertical. A previsão de entrega é para o final deste ano.

 

“Vamos deixar todo o percurso em ordem e lindo para os milhares de sorocabano que utilizam esses trajetos, todos os dias, incentivando, ainda mais, esse meio de transporte alternativo, que é referência em todo País e tão tradicional em nossa cidade”, conta a prefeito Rodrigo Manga.

 

“Estamos buscando recursos adicionais, com a iniciativa privada, e vamos iniciar essas obras, o mais brevemente possível, para concluir até o final deste ano de 2023. Além disso, em uma próxima fase, iremos ampliar as ciclovias, em locais estudados para receber esse modal, que é uma importante alternativa de transporte urbano”, afirma o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.

 

Sorocaba conta com uma malha cicloviária de 128 km de ciclovias. A rede de Sorocaba, uma das maiores do País, foi implantada para incentivar a mobilidade sustentável, pelo uso da bicicleta, distribuída em todas as regiões da cidade. Conta com um fluxo diário de aproximadamente 1.400 ciclistas, o que, segundo a Divisão Modal da Urbes, significa 32% da mobilidade diária não motorizada (a pé e bicicleta).

 

Sistema Integrabike

 

O serviço de retirada e devolução de bicicletas públicas compartilhadas de Sorocaba, gratuito para a população e integrado com a rede de transporte coletivo da cidade, voltou a funcionar, relançado pela atual Administração Pública, no dia 3 de julho de 2022, e já conta com 7.952 usuários cadastrados.

 

O sistema, mais moderno e com uma série de inovações em relação ao anterior, opera com todas as suas 15 estações previstas: Parque das Águas, Paço Municipal, Parque dos Espanhóis, Parque do Campolim, Avenida Dom Aguirre (ao lado do Terminal São Paulo), Terminal Santo Antônio, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte, Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), Wanel Ville, Praça Los Angeles, Avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), Maria Antônia Prado, Shopping Cidade Sorocaba, Casa do Cidadão Ipanema e Avenida Ipanema (Rua Comendador Genésio Rodrigues).

 

Para ter acesso ao serviço do Integrabike é muito simples: os interessados devem possuir o cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, em horário comercial, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, basta carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus, ou seja, R$ 8,80.

 

Depois, é só fazer o cadastramento no sistema Integrabike, que está disponível pelo site: https://integrabike@mobhis.com.br, e assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário. Em caso de dúvida, o contato com a operadora poder ser feito diretamente pelo WhatsApp: (15) 3326-7568 ou via redes sociais: @integra.bike.

 

Menores de 18 anos também podem fazer uso do Integrabike, desde que a retirada da bicicleta, em uma das estações, seja feita por um adulto responsável e cadastrado no sistema.

 

O novo sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), mais funcional e intuitivo. Ele pode ser baixado gratuitamente, tanto para uso em sistema Android, como iOS. Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação, vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras úteis.