28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Poupatempo registra aumento de 80% na busca por renovação de CNH

Foto: reprodução
Postado em: 30/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Desde a retomada dos prazos pelo Contran para o serviço de renovação de CNH, em novembro de 2021, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, vem fazendo mutirões mensais para ajudar os motoristas a regularizarem as habilitações vencidas no período mais crítico da pandemia. Nesse período, foram 24 ações, com mais de 50 mil atendimentos realizados.

 

Com a proximidade do fim do ano, de festas, férias escolares e viagens, a procura pela renovação de CNH nos mutirões do Poupatempo vem crescendo desde julho.

 

De acordo com o balanço do mês de novembro, a média de atendimentos foi 80% maior que na comparação com a média geral dos 10 primeiros meses do ano (janeiro a outubro). Neste mês, foram mais de 9 mil atendimentos/mês ante 5 mil da média geral.

 

Para que os condutores com as CNHs vencidas entre janeiro e abril de 2021 possam concluir o serviço, o Poupatempo promoverá neste sábado, 3 de dezembro, o último mutirão do ano para atender cidadãos que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Para esta edição, foram disponibilizadas mais de 9,3 mil vagas e o prazo final para realização do serviço é até o dia 31/12.

 

O agendamento para o atendimento presencial estará aberto a partir desta quarta-feira (30/11) e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

 

Neste ano, o Poupatempo já realizou mais 3,5 milhões de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que dessas 1,3 milhão foram feitas presencialmente. Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online. 

 

Nas ações realizadas nos dois últimos sábados de novembro, dias 19 e 26, foram 18 mil atendimentos para renovação de CNH nas unidades do Poupatempo.

 

Importante reforçar que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

 

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

 

Renovação da CNH

 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

 

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

 

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

 

Calendário com os novos prazos de CNH:

 

 Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo

Março/2022

Abril/2022

Dezembro/2022

Maio/2022 

Janeiro/2023 

Janeiro/2023 

Junho/2022

Fevereiro/2023

Fevereiro/2023

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022

Abril/2023

Abril/2023

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022

Junho/2023

Junho/2023

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022

Agosto/2023

Agosto/2023

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Narrativa de “Chernobyl” mostra que melhor ficção não chega aos pés do horror da realidade

França diz que vacinação será gratuita e poderá começar em janeiro

Ministério diz que vacinação de crianças deve começar em janeiro

Prefeitura de Votorantim disponibiliza serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade

Com salários atrasados, funcionários de Casas Terapêuticas protestam na Câmara

Governo avalia tirar dinheiro de obras em estradas para compensar alta de combustíveis