29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba

Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Postado em: 23/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação SEPSIS, com o objetivo de cumprir 23 mandados de busca e apreensão para apurar práticas ilegais envolvendo a gestão de recursos públicos na execução de Termo de Convênio, entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba/SP e uma Organização Social Sem Fins Lucrativos. 

 

Celebrado em março de 2022, o termo de convênio para gestão dos recursos públicos seria destinado a  uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Sorocaba/SP. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo/SP, a ação é  integrada com a Controladoria Geral da União -CGU.

 

Durante a investigação, foram colhidos indícios de desvios de recursos públicos por meio da subcontratação de empresas supostamente fornecedoras de produtos e serviços à Organização Social. Também foram constatadas transferências de elevados valores das contas da organização social e das empresas subcontratadas para contas correntes de familiares ligados à Diretoria da Organização Social.

 

A investigação tem por escopo, ainda, apurar possíveis práticas de lavagem de dinheiro relacionadas à aquisição e emplacamento de veículos em nome das empresas subcontratadas, os quais estariam sendo utilizados pelo núcleo familiar controlador da Organização Social.

 

Apuram-se, por fim, nessa mesma investigação, eventuais crimes contra a Administração Pública, no curso do processo licitatório que resultou no Termo de Convênio firmado em março de 2022. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Sorocaba/SP, Salto de Pirapora/SP, Cabreúva/SP, Mogi-Mirim/SP e São José dos Campos/SP. Para cumprimento das ordens judiciais estão sendo empregados mais de 100 servidores, entre policiais federais e auditores da CGU.

Mais detalhes devem ser divulgados em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23) às 10h30, na sede da delegacia da Polícia Federal, em Sorocaba.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Obras de reparo do asfalto nas intersecções da Av. Itavuvu continuam nesta quinta

Como esperar que governantes representem o povo se só nos preocupamos com eleições a cada 4 anos?

Novo totem de Sorocaba será entregue em solenidade neste sábado com presença da prefeita

Radares Semafóricos voltam a funcionar no dia 21 em Sorocaba

Morador de rua é morto após ser esfaqueado e queimado

Bolsonaro volta a dizer que talvez tenha sido contaminado e não tenha tido sintomas da Covid-19