21 de Fevereiro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba

Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Postado em: 23/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação SEPSIS, com o objetivo de cumprir 23 mandados de busca e apreensão para apurar práticas ilegais envolvendo a gestão de recursos públicos na execução de Termo de Convênio, entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba/SP e uma Organização Social Sem Fins Lucrativos. 

 

Celebrado em março de 2022, o termo de convênio para gestão dos recursos públicos seria destinado a  uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Sorocaba/SP. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo/SP, a ação é  integrada com a Controladoria Geral da União -CGU.

 

Durante a investigação, foram colhidos indícios de desvios de recursos públicos por meio da subcontratação de empresas supostamente fornecedoras de produtos e serviços à Organização Social. Também foram constatadas transferências de elevados valores das contas da organização social e das empresas subcontratadas para contas correntes de familiares ligados à Diretoria da Organização Social.

 

A investigação tem por escopo, ainda, apurar possíveis práticas de lavagem de dinheiro relacionadas à aquisição e emplacamento de veículos em nome das empresas subcontratadas, os quais estariam sendo utilizados pelo núcleo familiar controlador da Organização Social.

 

Apuram-se, por fim, nessa mesma investigação, eventuais crimes contra a Administração Pública, no curso do processo licitatório que resultou no Termo de Convênio firmado em março de 2022. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Sorocaba/SP, Salto de Pirapora/SP, Cabreúva/SP, Mogi-Mirim/SP e São José dos Campos/SP. Para cumprimento das ordens judiciais estão sendo empregados mais de 100 servidores, entre policiais federais e auditores da CGU.

Mais detalhes devem ser divulgados em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23) às 10h30, na sede da delegacia da Polícia Federal, em Sorocaba.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bandidos são obrigados a devolver portão de três metros após flagra da PM

Magoado com Lula, Ciro deve anunciar apoio crítico a Haddad

Trecho da Av. São Paulo passa por reparo profundo nesta quarta-feira

Moro rebate Aras: Desconheço segredos ilícitos no âmbito da Lava Jato

Família encontra corpo de menino de 14 anos enterrado em quintal

Polícia Civil apreende 600 porções de entorpecentes na Zona Oeste de Sorocaba