25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Novo totem de Sorocaba será entregue em solenidade neste sábado com presença da prefeita

Postado em: 27/11/2019

Compartilhe esta notícia:

A prefeita Jaqueline Coutinho entrega, neste sábado (30), a revitalização da Praça Coronel Fernando Prestes e o novo totem de Sorocaba, escolhido pela população em enquete realizada pela internet. A cerimônia marca também o início do processo de valorização da região central da cidade, que inclui uma série de ações da Prefeitura, entre elas, incentivos fiscais para que o empresariado local invista ainda mais ali. A solenidade, que também terá algumas homenagens, está marcada para as 10h, na própria praça.

 

 

Esta semana os serviços de revitalização e ajustes para a colocação da estrutura com o nome de Sorocaba prosseguem. O trabalho de paisagismo que está sendo executado na praça envolve a construção de canteiros nas bases em volta das 35 árvores plantadas por todo o local, incluindo as  Palmeiras Imperiais que estão ganhando flores de cores variadas, além de folhagens de porte pequeno e que já estão dando um colorido diferente ao espaço.

 

 

Na remodelação, outros pontos da “Cel. Fernando Prestes” receberão vinte vasos de plantas ornamentais e a instalação de bancos diferenciados. Dezessete bancos que existiam na praça foram reformados e outros 13 serão instalados no local, que passará a contar com um total de 30 bancos. Equipes da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e do Meio Ambiente (Sema) também estão fazendo a revisão completa da iluminação da praça,  limpeza do busto do Monsenhor João Soares, poda das árvores e a pintura do pergolado.

 

Novo totem

 

Paralelamente, o espaço público ganhará o novo totem de Sorocaba. A base de sustentação do  equipamento já foi construída para a instalação das letras que comporão o nome da cidade, onde o segundo ‘O’ terá o formato de um coração.

 


O totem, cujo modelo foi escolhido pela população, tem 13,4 metros de extensão e 2,10 metros de altura, contando da base ao topo da letra e foi custeado pelo empresariado local atendendo a um chamamento público feito pela Prefeitura. Arcaram com os custos de produção do novo marco da cidade os empresários Alexandre Jamas de Castro, Alexandre Fernandes Gonçalves (Cantinho do Ferro), Sindicato do Comércio Varejista (Fernando Soranz), MGT Bolina, CRB Construtora, Stopar Holding Ltda.

 


De acordo com a prefeita Jaqueline Coutinho, o objetivo de todas as ações que estão sendo realizadas pelo poder público, em parceria com a iniciativa privada, é resgatar o fluxo de pessoas da região central. E enquanto espaço reconhecido e estratégico naquela área, a Praça Coronel Fernando Prestes é o melhor lugar para iniciar o processo. “Queremos devolver o Centro às famílias sorocabanas, resgatando o orgulho das pessoas pelo espaço, valorizando o comércio e as empresas instaladas nessa importante região da nossa cidade”, destaca a prefeita.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Serial killer’ que estuprou e matou jovem vai a júri popular nesta terça

Festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

Conselho de Educação rejeita terceirização nas escolas municipais

Programa “Adote uma Praça” tem mais uma adesão e chega ao fim de 2020 com 12 termos assinados

Relator confirma mudanças em três pontos da reforma tributária

Justiça condena mulher a 25 anos de prisão por matar filho gay