30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Polícia Civil de Sorocaba e CRMV-SP firmam parceria para combater os maus-tratos a animais

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/07/2023

Compartilhe esta notícia:

O Delegado de Polícia Wilson Negão, Diretor do Deinter 7 Sorocaba, recebeu, nessa última terça-feira (25), o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o senhor Odemilson Donizete Mossero, para um importante encontro. O objetivo da reunião foi estabelecer uma parceria entre a Polícia Civil e o CRMV, visando oferecer apoio e assistência técnica em casos que envolvam maus tratos de animais.

 

A cidade de Sorocaba, juntamente com os outros 78 municípios sob a jurisdição do Deinter 7, participará de um "projeto piloto", onde, inicialmente, os Delegados de Polícia que atenderem casos de maus tratos contra animais contarão com a colaboração de um médico veterinário designado pelo Conselho. Essa parceria permitirá que o veterinário possa constatar imediatamente as evidências de violência e elaborar um laudo que comprove a materialidade do crime, além de indicar o local adequado para o encaminhamento do animal.

 

O projeto, que conta com o apoio do Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, um defensor da causa animal, pretende expandir essa parceria para atuar em outras situações, como o combate ao exercício irregular da medicina veterinária, abatedouros clandestinos e venda ilegal de medicamentos veterinários, ampliando o suporte mútuo entre as instituições.

 

O Delegado Wilson Negrão, preocupado também com o bem-estar dos animais, almeja melhorar ainda mais as condições de atendimento da Delegacia de Proteção Animal de Sorocaba, que atualmente opera junto ao 2º Distrito Policial. Vale ressaltar que o Estado de São Paulo conta também com a Delegacia Eletrônica de Proteção dos Animais (Depa), onde é possível denunciar maus-tratos e atos de crueldade contra animais de forma anônima. Quanto mais detalhada for a denúncia, melhor para a apuração policial.

 

Novas reuniões serão promovidas para desenvolver um protocolo de atendimento em casos de violência animal e uniformizar os procedimentos nas cinco Seccionais de Polícia comandadas pelo Deinter 7: Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itapeva e Sorocaba. 

 

Além do Delegado Wilson Negrão e do Presidente do CRMV, Odemilson Mossero, outros membros do Conselho, representantes regionais e os Delegados de Polícia Luis Lara, Felipe Orosco e Priscila de Oliveira, da Assistência Policial do Deinter 7, também estiveram presentes no encontro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fachin nega pedido de Lula para suspender processo do tríplex

Sorocaba Futebol de Amputados pressiona, mas perde por 5 a 3 para o Instituto Só Vida

Maus-tratos: cães são resgatados de imóvel abandonado na Vila Jardini

Moraes diz que modus operandi de ataques em escolas é idêntico ao de 8 de janeiro

Com delta, é irresponsável manter planos de reabertura, dizem médicos

13 dias após "promessa", Prefeitura e Câmara ainda não apresentaram projetos para reduzir salários