26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Placas de alerta à proteção de capivaras contra atropelamentos são instaladas pela Urbes

Postado em: 15/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Começou nesta terça-feira (15) a implantação de totens, principalmente na avenida Dom Aguirre, alertando os condutores sobre a presença de capivaras na via.

 

A medida, tomada em conjunto pela Urbes – Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), tem como objetivo proteger especialmente esses animais silvestres de atropelamentos, que acontecem com mais frequência à noite.

 

As capivaras habitam banhados, margens de rios e lagos e podem ser vistas, vivendo em família, ao longo do Rio Sorocaba.

 

“A ideia com a instalação das placas é informar os motoristas a respeito da presença das capivaras e da necessidade de atenção e redução da velocidade. Acreditamos que com isso podemos diminuir o número de atropelamentos, que ocorrem principalmente no período noturno e podem ser fatal para o animal, e também para nós seres humanos”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

 

Ao todo, serão instalados 11 totens em pontos estratégicos da avenida Dom Aguirre e avenida 15 de Agosto, onde há a maior presença dos animais.

 

Os primeiros painéis a serem instalados estão próximos à Praça Lions e alertam os condutores a sempre redobrarem a atenção e reduzir a velocidade nesses pontos. Um atropelamento de uma capivara pode ter sérias consequências para pessoas e animais. A instalação acontecerá ao longo da semana.

 

A capivara é o maior roedor do mundo e é nativa da fauna brasileira, se alimenta de gramíneas e vegetação aquática. A espécie possui um corpo robusto e musculoso, coberto por pelos marrom-escuros, que pode atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil terá 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025, diz Inca

Brasil não está pronto para escalada de casos nas grandes cidades, diz Mandetta

Políticos aliados do candidato Jair Bolsonaro falam em ‘guerra’ e em ‘reagir’

Professor de artes marciais é morto com dez tiros ao sair de academia

Caminhonete de gás furtada é encontrada capotada em estrada de Boituva

Tentativa de acordo falha, e avenida Paulista deve ter atos contra e a favor de Bolsonaro neste domingo