22 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pesquisa mostra que 35% de bares e restaurantes pretendem contratar

Foto: Agência Brasil
Postado em: 14/11/2023

Compartilhe esta notícia:

Levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 35% de empresários de bares e restaurantes do país pretendem contratar funcionários até o final do ano, mais da metade (58%) deve manter o número de empregados e 7% poderão demitir parte das equipes.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Como motivos para ampliar o quadro de funcionários, os empresários indicaram o reforço para que os estabelecimentos deem conta das demandas da época (62%), atender a necessidades de gestão e reorganização do negócio (22%) e renovar a equipe (20%). Os que desejam abrir filiais ou novas unidades somam 8%.

 

A Abrasel também apurou que 24% dos comércios do ramo tiveram prejuízo em setembro, contra 35% que tiveram lucro e 40% que fecharam o mês com o mesmo desempenho de outros meses. O resultado, ressalta a entidade, é praticamente igual ao constatado na última pesquisa, referente aos faturamentos de agosto.

 

Outro dado relevante para o setor é o de que 40% dos estabelecimentos afirmaram ter dívidas em atraso, além de empréstimos. Dessa parcela que declarou ter débitos em aberto, 75% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 44% a impostos estaduais, 31% a encargos trabalhistas, 24% a serviços públicos e 22% devem a fornecedores.

 

As dificuldades financeiras que os estabelecimentos têm são repassadas, na maioria dos casos, ao consumidor. Segundo a Abrasel, apenas 33% das empresas decidiram não reajustar os preços dos produtos que oferecem. Entre aqueles que realizaram ajustes no cardápio, 24% optaram por calcular os valores abaixo da inflação dos últimos 12 meses, ante 34% que ajustaram conforme a inflação e 8% que optaram por corrigir os valores acima da média.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Julgamento sobre aborto não será pautado no curto prazo, diz Barroso

Temer participa de encontro com empresários na sede do Secovi

Zoonoses removeu mais de 120 toneladas de criadouros neste ano

Ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman morre aos 81 anos

Governo Doria lança “Nossa Casa” e construirá 60 mil moradias de interesse social

Moraes autoriza acesso da CGU às investigações contra Bolsonaro