03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pesquisa aponta que comprar imóvel é mais rentável do que investir em aplicações financeiras

Foto: divulgação
Postado em: 10/08/2023

Compartilhe esta notícia:

O estudo “Valorização do Imóvel no Brasil” foi realizado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e confirma que investir em imóveis é uma modalidade mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil.

 

A pesquisa foi realizada com dados do mercado entre os anos de 2012 a 2022. Neste intervalo de 10 anos, o rendimento anual dos investimentos em imóveis bateu 12,2%. O índice é composto pelos índices da valorização do imóvel mais o ganho com aluguel. 

 

Na sequência, em segundo lugar ficou o CDB, que é o investimento em renda fixa, com rendimento de 8,6%.

 

Em último lugar vem a poupança, que apresentou um rendimento de 5,8% na média da última década. Já a inflação atingiu a média anual de 6,6% no mesmo período pesquisado.

 

De acordo com o levantamento, investir em imóveis é uma opção segura porque sofre menos impacto nas crises financeiras. Além disso, o comprador pode alugar o imóvel, o que representa uma fonte importante de complemento para a renda familiar. Em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, muitos aposentados têm no aluguel a grande fonte de renda na aposentadoria, segundo o estudo da Abrainc.

 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, outra vantagem é a valorização do patrimônio a longo prazo, visto que o mercado imobiliário tem registrado oscilações positivas levando-se em conta também o crescimento das cidades, demanda habitacional e bairros cada vez mais valorizados.

 

Planeta tem ótimas opções para investir

 

Em Sorocaba, a Construtora Planeta recebe grande demanda de investidores que buscam imóveis na planta por terem condições mais atrativas em relação ao preço e formas de pagamento, na comparação com unidades já prontas e entregues. 

 

Entre os destaques da Planeta estão os empreendimentos Millennium Park – que faz parte do complexo Planeta Square Garden no Portal da Colina; Horizonte Divino, na região do Largo do Divino; Fascínio Planeta – localizado no Centro da cidade; Pátio São Paulo, na região da Árvore Grande, e Square Saint Lambert, o mais novo lançamento da Planeta no ponto mais valorizado do Jardim Emília.

 

“Percebemos uma procura cada vez mais crescente de investidores por unidades nos empreendimentos da Planeta. Muitos sorocabanos preferem investir suas reservas em imóveis, que a longo prazo proporcionam uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de investimento. É uma parcela muito importante das nossas vendas e, em geral, o cliente que compra uma unidade para investir, geralmente retorna para saber sobre os lançamentos com o objetivo de fazer novos investimentos”, explica Sandro Souza, CEO da Construtora Planeta.

 

Novo cenário populacional

 

Um atrativo para os interessados em investir em imóveis em Sorocaba é o preço do metro quadrado, que é muito menor em relação a outras cidades paulistas do mesmo porte.

 

A pesquisa realizada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no 1° trimestre de 2023, mostra que o metro quadrado dos imóveis, em Sorocaba, custa R$ 6.174,00. É um valor abaixo de outras localidades como, por exemplo, Campinas onde o metro quadrado chega a R$ 7.808,00.

 

Outro fator que tem movimentado o mercado imobiliário é a migração cada vez maior de moradores da capital para a região de Sorocaba, fato que também impulsiona os negócios firmados por investidores de imóveis. O Censo 2022 do IBGE identificou esta questão e das 10 cidades mais populosas do Brasil – todas capitais – metade delas tiveram queda no número de habitantes. Em contrapartida, cidades do entorno tiveram aumento populacional. 

 

Em Sorocaba, por exemplo, o número de habitantes cresceu 23,3% na comparação com o Censo de 2010. O percentual é 13 vezes maior do que o crescimento populacional da capital – São Paulo, que teve um aumento de 1,80% no número de moradores nos últimos 12 anos. Já a população de Campinas, 14ª cidade mais populosa do Brasil, cresceu 5,40% no mesmo período.

 

Sobre a Planeta    

 

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

 

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

 

Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).

 

Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

 

A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

 

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por covid-19; SP lidera números, com 1.406 infectados

Seis bairros serão atendidos pelo tapa-buracos nesta segunda e terça-feiras

Procon-SP alerta sobre golpe que utiliza nome da instituição

UBSs iniciam na 2ª cadastro de acamados com comorbidades acima de 18 anos para vacina contra Covid-19

PRIMEIRA MÃO: conheça o médico que poderá substituir Dr. Vinícius na Saúde de Sorocaba

UNIP e Instituto Mais Identidade oferecem atendimento gratuito a pacientes com deformidades faciais