03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pense Pink abre Outubro Rosa com desfile e anuncia chegada de ONG norte-americana

Postado em: 03/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Cristiane Carvalho

Em menção ao Outubro Rosa, o movimento Pense Pink participou, na noite de terça-feira (2), do Desfile Fashion For a Cause Sorocaba. O evento foi realizado na Audi Center, na Zona Sul da cidade.

width=958

A médica mastologista Alice Francisco, fundadora da Pense Pink, movimento formado por outros três médicos oncologistas, busca desmistificar e informar sobre o câncer.

“Acreditamos que a educação em saúde é capaz de salvar vidas”, disse Alice. A especialista ressalta que é preciso trazer conteúdo médico “de qualidade”, com embasamento científico e acessível a todos. “Infelizmente, há muito conteúdo de baixa qualidade e ‘fake news’ na Oncologia; precisamos de pessoas que levem a sério falar sobre câncer”.

Na oportunidade, Alice anunciou a parceria com a ONG norte-americana Maple Tree Cancer Alliance. Atuando desde 2011 nos Estados Unidos, a organização contará com sua 13ª sede em Sorocaba.

width=651

A parceria com a Pense Pink aconteceu durante a visita da mastologista para visitar a sede em Dayton, Ohio. Lá, conheceu pessoalmente a fundadora Karen Wonders e assim estreitaram a relação. “O trabalho da Maple Tree Cancer Alliance é exatamente o que  pregamos na Pense Pink. O paciente oncológico precisa de todo apoio e estímulo para enfrentar a doença da melhor maneira possível. Isso nos ajuda muito a aumentar os casos de cura”, argumenta Alice.

Casos da doença no Brasil

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma).

Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

De acordo com Alice, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

Praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são ações que podem evitar a doença. No caso do câncer de colo do útero, o início precoce de atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de anticoncepcionais podem aumentar as chances do diagnóstico positivo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bombeiro chora ao salvar menino de 4 anos durante afogamento

Sorocaba recebe a segunda etapa da Rallymakers UTV CUP

Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Theodoro Mendes

"Eu acho que vai ter prorrogação do auxílio emergencial", diz Bolsonaro

Prefeitura inicia revitalização da sinalização de solo na Avenida Dom Aguirre

Marum quer mostrar potência de investimentos em Salto de Pirapora ao lançar programa de economia