20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pedro Bercial Bravo, 80 anos de história

Postado em: 25/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

Bravo! Bravo! Compareci várias vezes em teatros e concertos musicais e ouvi no final da apresentação as pessoas em pé aplaudindo e falando, Bravo!, Bravo! Palavra que significa uma saudação de beleza, conquista, vitória e mérito.

O nome do Pedro Bercial Bravo, leva consigo essa expressão Bravo e uma história de família que relembro há 50 anos. Lá no bairro espanhol da Vila Hortência, “Além Ponte”, um jovem formado em Odontologia passava pela rua Santa Maria, onde era a minha casa e, parava sempre para conversar com os meus pais e irmão Darci.

No entusiasmo do início da carreira profissional, com suas vestes brancas e sorriso ia conquistando amigos e contando da abertura do consultório ao lado do Ginásio Municipal de Esportes na rua Newton Prado. Pedro, agora era doutor.

Na vizinhança, conhecido dos moradores, foi um sucesso na sua missão profissional em atender desde crianças até adultos. Cinquenta anos dedicados a cuidar da saúde bucal na mesma casa, rua e número. Impossível esquecer.

Encontrei o Pedro Bercial Bravo recentemente com a mesma alegria que o conheci a cinco décadas. Seus pais tinham uma mercearia na rua Quinzinho de Barros 521, ao lado da casa da irmã do meu pai, Clarinha Gâmbaro, onde eu ia passear. Era a Mercearia Bercial e a Quitanda da dona Feliciana servindo os moradores da região espanhola de Sorocaba.

Pedro casou com a Maria Martins Bercial logo que abriu o consultório. Eles se conheceram numa concessionária de carros, onde a jovem enamorada Maria trabalhava como Contadora. E dessa feliz união conjugal de 50 anos, celebrada em Bodas de Ouro em fevereiro desta ano e abençoada com a maternidade, vieram os três filhos: Denise Cristina, Marcos Eduardo e Wagner José.

width=708
Foto: Pedro Bercial Bravo e família

Seguindo o exemplo do pai, os filhos se formaram: a Denise Cristina em Odontologia, Marcos Eduardo que já atuou como dentista e após concluir a medicina e se especializar, atua como conceituado médico Cirurgião Plástico em Sorocaba e São Paulo e José Bercial, advogado e construtor e um dos destacados empreendedores da cidade.

A tenacidade dos avós José Bercial e da dona Antônia na mercearia forjaram a vida do Pedro Bercial Bravo e da mamãe Maria, com sua dedicação plena aos seus filhos, que a homenagearam como mostra a foto, no segundo domingo de maio dedicado às mães.

Foram 20 anos dedicados no comércio dos pais e o sacrifício de vida dura de trabalho que levaram o Pedro a Piracicaba para estudar odontologia. Valeu o esforço e depois de mais de 50 anos de dedicação, hoje desfruta de suas viagens de descanso com os cinco netos e esposa em seu lar rodeado da família.

Pedro completou seus 80 anos de vida em 15 de maio. Está forte e disposto com a vitalidade daqueles que jamais se entregam ao desânimo. Segue testemunhando sua generosidade e amor ao próximo. Carrega consigo as raízes plantadas pelo José e Antônia na sua infância e juventude, formando-o principalmente em uma pessoa do bem que multiplica a tanta gente a sua amizade. Foi um ativo participante do Rotary Clube de Sorocaba-Leste compartilhando serviços à comunidade.

Rever o Pedro após mais de 10 anos e a sua história de vida em alguns capítulos, sentados em um sofá onde estivemos proseando foi fantástico. Sob os olhares da filha Denise, eu ainda ouço o Pedro dizer: “Denise, o Vanderlei está revivendo a nossa amizade de 50 anos”. É Pedro, e agora escrevo para perpetuar nas páginas da rede social, do Jornal Ipanema online e no coração de milhares de pessoas que passaram em seu consultório.

Continue a ser esse Pedro entusiasta e com os olhos brilhando ao agradecer o dom maravilhoso que Deus lhe proporcionou com a vida.

 

width=300

 

 

 

 

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

@artigosdovanderleitesta

Os artigos do Vanderlei Testa são publicados no site www.jornalipanema.com.br todos os sábados

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrecadação federal atinge R$ 158,99 bilhões em fevereiro

Zoológico de Sorocaba devolve mais 30 animais silvestres reabilitados à natureza

Durante visita de ministro, prefeita pede 30 respiradores para Sorocaba

Caminhonete de gás furtada é encontrada capotada em estrada de Boituva

Homem de 24 anos é preso ao tentar furtar panelas e brinquedos de escola municipal

Prefeitura recebe mais 26,5 mil testes covid e intensifica testagem na população