Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Padre Flávio: elevado número de mortes em UTI Covid-19 se dá pela demora de internação devido a filas de espera

Foto: Divulgação/Santa Casa de Sorocaba
Postado em: 14/04/2021

Compartilhe esta notícia:

Em entrevista nesta manhã na Rádio Jovem Pan, o padre Flávio Jorge Miguel, presidente da Santa Casa de Sorocaba, ressaltou que o elevado número de mortes em UTI Covid-19 se dá pela demora de internação devido a filas de espera.

 

Um estudo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Centro de Contingência do Coronavírus, identificou que o tempo médio para óbito de pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado caiu quase quatro dias no último trimestre, o equivalente a uma queda de 24,1%.

 

De acordo com os dados reunidos pela autoridades sanitárias, antes dos três primeiros meses de 2021, um paciente levava cerca de 14,1 dias para morrer de Covid-19; agora, o tempo estimado para que uma pessoa venha a óbito depois de dar entrada na UTI caiu para 10,7 dias.

 

O estudo analisou 41,1 mil óbitos registrados em UTIs do estado desde o início da pandemia. Ao todo são 68.623 mortes contabilizadas em São Paulo até o momento.

 

Padre Flávio, que sempre elogia a dedicação da equipe médica dos hospitais, relatou que o aumento no número de óbitos se dá especialmente por causa de uma demora dos pacientes nas UPHs e UPAS, o que acaba sendo crucial para que ele [paciente] seja internado e receba tratamento a tempo de se recuperar.

 

O padre finalizou a entrevista com boas notícias na diminuição da fila de espera, que caiu cerca de 80% nos últimos dias.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo governo traz esperança para a Cultura de Votorantim - veja a coluna de José Simões

Volta às aulas em Sorocaba não será em 8 de setembro

Venezuelanos vivem cotidiano de fome, preconceito e violência em Roraima

Avô é preso após estuprar a neta de 4 anos em Piedade; mãe flagrou o crime

‘ACABOU, PO***!’, grita Bolsonaro após operação contra fake news; veja vídeo

Zaira Dias, a chef de cozinha que nasceu brilhando em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa