29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ouvidoria deixa morador no ‘vácuo’ por mais de um mês no WhatsApp

Postado em: 06/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Atualizado às 11h47

Um munícipe procurou a redação do Ipa Online para reclamar do ‘vácuo’ que tem levado da Ouvidora-Geral do Município de Sorocaba, que já dura mais de um mês, após o mesmo relatar, por meio do WhatsApp do serviço municipal, sobre a situação de um terreno abandonado no Jardim Itanguá, com mato alto.

Marcos Friol Truchlaeff Júnior enviou mensagem com a reclamação no dia 4 de abril deste ano ao ‘Whats’ da Ouvidoria – (15) 99129-2426, às 16h45. Até este domingo, dia 5 de maio, não houve retorno. A única resposta recebida foi uma automática, no qual o serviço dá “as boas-vindas” ao munícipe à Central de Atendimento e, na sequência, solicita os dados do reclamante.

O passo-a-passo foi seguido por Marcos, informando todos os dados solicitados às 16h49. Após o envio da última mensagem, a Ouvidoria não retornou mais. O munícipe registrou prints de todas as mensagens e as encaminhou à redação.

Para Marcos, é preocupante a situação do terreno, principalmente com o aumento no número dos casos de dengue. “Quando a gente fala em infestação de escorpiões e epidemia de dengue, é preocupante a priorização (ou falta dela…) que a prefeitura dá para este tipo de denúncia”, opinou.

O reclamante disse que, primeiramente, procurou a Casa do Cidadão do Parque Manchester. “Disseram-me que eu deveria entrar em contato com a Ouvidoria da prefeitura. Recebi um folder bem bonito, certamente feito com o dinheiro público. Adicionei o contato no WhatsApp e enviei a denúncia. Até hoje [5 de maio] ela não foi visualizada pelo contato e eu não recebi o protocolo informado numa mensagem automática”, lamenta.

Após a publicação da matéria, a Ouvidora-Geral do Município, Liliana Aparecida Santos de Jesus, encaminhou um e-mail à redação. Liliana, “lamentou o infortúnio em relação ao registro da demanda via WhatsApp pelo sr. Marcos Friol truchlaeff Júnior, o qual já entrou em contato e encaminhou sua demanda para providências à Secretaria da Segurança e Defesa Civil.

Ainda segundo a Ouvidora, “Foi realizada uma varredura em todos os pedidos feitos pelo whatsapp e este foi o único caso que ficou sem registro. Conforme o Decreto Municipal nº 22.039 de 11 de novembro de 2015, caberá às secretarias municipais, empresas públicas ou autarquias o envio de resposta ao solicitante, repassando informações sobre andamento, prazos de atendimento e execução do serviço solicitado.”

Dos 3.622 atendimentos realizados via WhatsApp, a Ouvidoria já encaminhou 89,4% das respostas.

Veja os prints:

width=480 width=480

width=480

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secult promove campanha de fotos “Desfiles de 15 de agosto”

Verão começa com previsão de calor acima da média histórica

Bolsonaro diz que possibilidade de segunda onda da Covid é ‘conversinha’

Saae diz que “monitoramento garante a qualidade da água de Sorocaba”

Bombeiros salvam mais de 90 pessoas de afogamentos durante o feriado prolongado

Brasil e Argentina estudam criar moeda comum para trocas comerciais