19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae diz que “monitoramento garante a qualidade da água de Sorocaba”

Postado em: 23/04/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba divulgou, nesta segunda-feira (22), um texto no qual defende que “a água que o sorocabano recebe em suas torneiras é considerada uma das melhores do Estado de São Paulo”.

O Saae Sorocaba disse monitorar constantemente os seus mananciais através de laboratório próprio. Além disso, semestralmente, faz análise completa através de laboratório acreditado ISO iec 17025 externo, contratado dentro das exigências legais. O Saae esclarece ainda que, todos os resultados encontrados estão dentro dos limites legais exigidos no Brasil, obedecendo aos parâmetros do Anexo XX da Portaria de Consolidação 5/2017 do Ministério da Saúde. Nesta legislação estão definidos os parâmetros e a frequência do monitoramento que deve ser realizado no controle de qualidade da água produzida e distribuída.

Uma matéria publicada recentemente pela Agência Pública e Repórter Brasil e divulgada no site https://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/ tem provocado reações de espanto na população. A matéria diz que foram encontrados 27 agrotóxicos nos 1396 municípios alvos do estudo, inclusive em Sorocaba. No entanto, a matéria não explica que a mesma fonte de informação utilizada mostra que Sorocaba tem 0 agrotóxico detectado nas torneiras em concentração acima do limite considerado seguro no Brasil.

Segundo o diretor de Produção do Saae Sorocaba, Reginaldo Schiavi, última análise semestral feita pelo laboratório externo acreditado ISO iec 17025 mostra que todos os resultados dos parâmetros mencionados estão muito abaixo do valor de referência. “Fazemos os testes regularmente e este último apontou que a nossa água está dentro dos parâmetros exigidos no Brasil, inclusive com valor bem abaixo do permitido pelas leis do nosso País”, enfatizou Schiavi.

Além do monitoramento constante da qualidade da água nos seus mananciais, inclusive na Represa Itupararanga, o Saae trabalha ainda em diversos projetos para garantir a melhor água nas toneiras do sorocabano. O diretor geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva conta que, entre esses projetos, está o de reflorestamento em área da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. “Com este projeto, visamos a melhoria na qualidade da água, bem como a manutenção da vazão de contribuição de nascentes e tributários no entorno da Represa e a médio/longo prazo o aumento da vazão de contribuição, importante principalmente em épocas de estiagem.” Ronald lembra ainda que o reflorestamento contribuiu para a redução de agrotóxicos usados nas proximidades da Respresa. “Em parceria com o Grupo Votorantim Energia/ Fibria e Conselho Gestor da APA, o Saae realiza um projeto de reflorestamento da autarquia em área da APA, com plantio de mil mudas nativas (aquisição via Secretaria de Meio Ambiente, Conservação e Parques – Sema Sorocaba) em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados no entorno da Represa, evitando assim o desmatamento e uso agrícola de áreas muito próximas de Itupararanga” conclui o diretor geral.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde faz pesquisa sobre situação vacinal das crianças

Pedreiro morre soterrado após desabamento em obra de supermercado

Nascidos em abril e maio podem sacar FGTS a partir desta sexta-feira

Urbes supervisiona instalação de protetores de cabine em ônibus do transporte público

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência defende brinquedos adaptados na Praça de Eventos

"Se quiserem Parlamentarismo, mudem a Constituição", diz general Heleno a políticos