26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Os irmãos gêmeos João e Alberto Batista Ferreira - veja o artigo de Vanderlei Testa

Postado em: 22/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

No final da década de 80 fui convidado pelo amigo Ronaldo Antunes Ferreira a ingressar no Rotary Clube Sorocaba Leste. Como é uma entidade de serviços à comunidade e com slogan “dar de si antes de pensar em si”, aceitei.

 

Passei lá seis anos, somente saindo por motivos particulares que impediam a minha frequência semanal exigida pelo clube. Porém, nesse espaço de tempo a amizade rotária e o companheirismo permanecem até os dias atuais com muitos amigos.

 

Há também alguns que se foram deste mundo para a eternidade. João Batista Ferreira, apesar do sobrenome Ferreira do Ronaldo que me convidou, não eram parentes.

 

O João Batista sempre se sentava na mesma mesa onde fazíamos as refeições. Era uma pessoa alegre e tinha uma personalidade e idoneidade que manifestava a sua educação familiar. O chamado berço de pais, educadores que valorizam em primeiro lugar o respeito ao próximo. Era nítido esse comportamento nas conversas que mantínhamos naquelas horas de convivência fraterna.

 

Nessa época, fiquei sabendo que o João Batista, chamado de “Nenê” tinha um irmão gêmeo, de nome Alberto Batista Ferreira, chamado de “Lolô”.

 

O João comentava que eram irmãos muito parecidos fisicamente e no jeito de pensar e agir. E desde crianças mantinham uma amizade alicerçada no respeito e amor. Eles nasceram na Vila Santana e como gêmeos atraiam a atenção da garotada da vizinhança que não conheciam ninguém gêmeos.

 

Algum tempo depois precisei alugar uma casa em Santa Rosália para o meu escritório de comunicação. Encontrei o local e fui atrás da imobiliária. Depois de tudo acertado vim saber que era a casa do João Batista Ferreira.

 

Aquela confiança anteriormente presenciada de sua conduta se fez presente na satisfação de ser seu inquilino, até quando o seu filho se casou e precisei ceder o espaço aos novos moradores.


Nossas vidas continuaram por rumos profissionais diferentes após a minha despedida do Rotary, mas a amizade sempre existiu até a sua inesperada partida ao céu.

 

Conhecia o seu irmão gêmeo Alberto Batista Ferreira, de nome na mídia, que divulgava o seu trabalho como diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto- SAAE de 1977 até 1983, pois como jornalista, acompanhava o noticiário de Sorocaba. Nessa época nunca tivemos contato pessoal, pois gostaria de ter a oportunidade de lhe falar do gêmeo João Batista.

 

Quis a providência divina que anos depois na década de 90, na cidade de Mongaguá, o Alberto e sua esposa Aurita me fossem apresentados pelos amigos Rose e Marcos Neves.

 

No calçadão da avenida beira mar, estávamos sentados apreciando o mar na Barraca da Toninha. Era um final de ano e na espera das comemorações do reveillon. Nascia uma amizade que já se passam mais de 20 anos com o casal Alberto e Aurita. Digo até hoje, porque mesmo com a partida do amigo Alberto Batista ao céu no dia 12 de fevereiro, com 80 anos de idade, a sua presença será sempre lembrada com saudade.

 

A trajetória do Alberto nestes anos todos, bem como do seu irmão gêmeo João, deixou em minha memória e, em Sorocaba, sementes que frutificaram com seus filhos que seguem a mesma filosofia de vida cristã de amor ao próximo e generosidade. Convivo com essa descendência em momentos de fé e social na comunidade e, posso testemunhar, que os familiares Batista Ferreira são exemplos a serem seguidos.

 

Cito aqui para encerrar o depoimento da filha Áurea “o amor é, sempre foi tão grande que não cabia imaginar sua ausência tão repentina”. “Te amo pai, além de toda e qualquer vida. Benção, Pai”

 

E na despedida no PAX, o Alberto, “Lolô” e o João, “Nenê” ficaram, lado a lado na sepultura, onde o padre Wagner Lopes Ruivo os abençoou com o sacramental da água benta e orou para estarem novamente juntos na casa que o Senhor preparou para eles junto com os seus pais Iracema e Durvalino.

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e www.blgovanderleitesta.com e www.jornalipanema.com.br/opiniões

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TSE quer aumentar campanha eleitoral em dois meses e adiar eleições

Prédio mais alto do interior do Brasil foi palco para show de luzes Ação faz parte da divulgação do próximo show do DJ Alok em Sorocaba

Orçamento de R$ 3,2 bi será debatido em audiência pública a partir de quarta

Criança de 8 anos leva faca na mochila para escola municipal da Vila Mineirão

Única mulher eleita governadora, Fátima Bezerra vence no RN

Entrega de respiradores prometidos por Doria pode ocorrer só em setembro, diz documento