23 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Obras do viaduto na Américo Figueiredo seguem a todo vapor e estrutura terá 218 metros de extensão

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 19/10/2022

Compartilhe esta notícia:

As obras de construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, iniciadas em setembro passado, seguem a todo vapor e dentro do prazo, neste momento com os serviços de infraestrutura e montagem de pilares de sustentação em andamento. A nova ponte, na Zona Oeste da cidade, terá 218 metros de extensão e 9,38 metros de largura. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até agosto de 2023.

 

O viaduto é parte integrante do contrato de execução do primeiro trecho de implantação da Avenida Marginal Itanguá, cujo trajeto inicial, ligando a Avenida Adão Pereira de Camargo à Avenida Américo Figueiredo, foi entregue em agosto passado.

 

O investimento na construção do viaduto é de R$ 8,7 milhões, por meio de recursos de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto integra o Programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade.

 

“O viaduto irá sobrepor a travessia sobre o córrego Itanguá, além da nova avenida implantada, conferindo maior fluidez ao tráfego, sem a necessidade de sistema semafórico”, destaca Jessica Pedrosa, coordenadora  da Unidade de Execução e Programa (UEP) do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), setor responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra, ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.

 

O novo viaduto terá duas faixas de circulação de veículos, dando continuidade ao tráfego no sentido Centro/ bairro.  Será mantida uma alça de acesso, à direita, para conectar a Av. Américo Figueiredo à Marginal Itanguá, em sentido ao Aeroporto. Haverá, também, uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a Marginal Itanguá à Alameda dos Cravos.

 

Todo o acesso na parte inferior do viaduto será feito obedecendo à altura mínima de 5,50 metros, já dentro dos novos padrões. “O acesso de pedestres ocorrerá sob o viaduto, onde será implantado calçamento, o que permitirá acessibilidade em conexão com a via marginal”, complementa o engenheiro e diretor de área do Cadi, Rodrigo Faria.

 

A Rua Cecília Meireles, entre a Avenida Américo Figueiredo e a Rua Benedito Ferreira Telles, passou a compreender uma das vias da Marginal e se manterá assim. O deslocamento em sentido ao bairro, pelo trajeto em obras, continua desviado para a nova marginal, de forma a evitar momentaneamente o local da construção da ponte.

 

“Esse trecho inicial das pistas marginais ficou uma maravilha. Melhorou muito a fluidez de veículos. Tenho certeza que, com esse novo viaduto e a futura continuidade da marginal até a Avenida Luís Mendes de Almeida, a mobilidade nessa região da cidade ficará ainda melhor”, destaca o lavrador e feirante Alderico Marciano Barbosa, 66 anos. Ele reside, desde 1997, na Av. Américo de Figueiredo, nas proximidades do local onde o viaduto é construído. “Até já acabou aquele barulho de madrugada, de caminhões e motos freando, pois desciam a avenida em alta velocidade”, completou.

 

A segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da Avenida Santa Cruz à Avenida Luís Mendes de Almeida, também já está nos planos da Prefeitura de Sorocaba. A licitação, para definir a empresa que executará esses serviços, está em andamento e a previsão é que as obras comecem já em 2023. Tais intervenções igualmente constam no contrato de financiamento com o CAF.

 

Esse segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a Zona Oeste e permitindo uma ligação direta, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Escolas públicas e privadas poderão reabrir a partir de segunda em SP

Caixa credita auxílio emergencial em contas dos beneficiários

Sorocaba terá nova unidade da indústria Valmet com 200 futuras vagas de emprego

Prefeitura realiza chamamento para mais 31 vagas dos concursos públicos em diversos cargos

Mais de 240 famílias precisaram de assistência após estragos com chuvas fortes

Prefeitura de Votorantim abre processo seletivo para contratação temporária de professores