25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O que considerar em cada etapa da pesquisa por um imóvel em Sorocaba

Postado em: 30/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Jogar palavras no site de buscas e analisar os resultados da pesquisa. Pronto, apartamentos à venda em Sorocaba é simples assim. Será? Só que não! A pesquisa por um imóvel é muito mais complexa. É necessário prestar atenção para acertar em cheio na hora fechar negócio.

 

A seguir, saiba o que considerar em cada etapa da pesquisa do imóvel perfeito para você e sua família. Confira!

 

Saiba o que você quer

 

Esse é o primeiro passo: definir o que você vai procurar. Entender qual é o tipo de imóvel que corresponde às suas necessidades é fundamental para que não ser perca tempo pesquisando por alternativas aleatórias.

 

Pessoas que pesquisam imóveis sem critérios, acabam recebendo um turbilhão de informações que não as interessam. Além do tempo desperdiçado, cansam logo e, não raro, se prendem a negócios que mais tarde percebem não ser o que procuravam. Então, vem o tal do remorso e as dores de cabeça em decorrência de um investimento na casa que não era a dos sonhos da família. 

 

Deste modo, tenha em mente o tipo de imóvel que você vai buscar na internet e nas ruas. Lembre-se de quantos cômodos são necessários para a sua família viver bem, o possível aumento no número de moradores do lar, o espaço para receber visitas, entre outros pontos decisivos.

 

Defina o valor máximo do investimento

 

Determinado o tipo de imóvel que você deseja, chega o momento de saber o quanto é possível investir. A pesquisa fica criteriosa, chamando atenção apenas para os imóveis que estão dentro da sua realidade financeira.

 

Há casos em que o comprador se empolga com algum apartamento, mesmo ele estando bem acima do preço almejado. Ele visita o local, faz propostas e acaba saindo frustrado por não ter condições de fechar negócio, ou pior, finaliza a compra e somente depois compreende que as prestações não cabem no seu bolso.

 

Com o valor em mente, temos certeza de que você irá negociar com os “pés no chão” e comemorar logo em seguida.

 

Leve em conta a localização

 

Para que gastar suas energias olhando imóveis em bairros que você não vai morar e nem pensa em investir, não é mesmo? Nessa etapa, concentre sua pesquisa de acordo com a localização dos imóveis.

 

Caso queira mudar de bairro, ou investir em um terreno do outro lado da cidade, obtenha informações sobre a região, como: segurança, trânsito, comércio e prestadores de serviços, sinal de telefone e internet, lazer, valorização dos imóveis, entre outros.

 

Para quem tem filhos, é essencial levar em conta a distância das escolas e, claro, do trabalho dos adultos da casa. Os custos com deslocamentos também devem entrar aí nas suas anotações.

 

Conheça as imobiliárias e construtoras

 

Hoje em dia, não compramos uma roupa na internet, sem antes obter elementos suficientes sobre o vendedor. Por que faríamos um negócio tão grande, como a aquisição de um imóvel, sem pesquisar o passado da imobiliária ou da construtora?

 

Faça pesquisas na internet, consulte outros clientes e visite os empreendimentos feitos pela empresa. Como em todos os setores, existem pessoas corretas e algumas nem tanto assim.

 

No momento da assinatura do contrato, confira se tudo o que foi combinado está escrito. Um bom advogado ou o corretor de imóveis de sua confiança pode lhe ajudar.

 

Faça visitas ao imóvel

 

As pesquisas iniciam pela internet, contudo, chega a hora de visitar o imóvel. Observe os detalhes: estado de conservação da fachada, paredes internas, fechaduras das portas, pisos, instalações elétricas e os imóveis aos arredores.

 

Fazer as visitas em dias e horários diferentes também é importante. O barulho, movimentação de pessoas e veículos, enfim, o cotidiano, costuma ser diferente em dias de semana e no final dela. Não esqueça de conversar com os vizinhos, são eles que conhecem muito bem a realidade do local.

 

No caso de um terreno, pergunte sobre o desenvolvimento na região, se estão previstos novos empreendimentos capazes de valorizar ainda mais os terrenos e a casas em Sorocaba que você encontrou.

 

Feito o levantamento das informações, a pesquisa se torna prudente e você negocia com muito mais tranquilidade.

Bons negócios!

 

O que você achou das dicas de pesquisa? Siga nossas redes sociais e conheça os melhores artigos do mercado imobiliário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Black Mirror: Bandersnatch” proporciona experiência válida, porém supervalorizada

Rachadinha é "clara e ostensiva" corrupção, diz Moraes ao condenar ex-vereadora no TSE

Em documento, Vale avalia que barragem pode romper nos próximos dias em MG

Prefeitura de Sorocaba entrega Centro de Educação Infantil CEI-27 totalmente revitalizado

Tá chegando o Arraiá da Amizade, trem bão demais da conta

Venda de munições cresce 24% no governo Bolsonaro