26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O incentivo do Amorin e do Zé da Moto na São Silvestre - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Foto: Chegada de uma corrida da AASP: amizade, companheirismo e apoio do Zé da Moto (127) ao amigo Waltão (327)
Postado em: 28/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

O último artigo do ano 2019 me levou a pensar numa retrospectiva e na expectativa de 2020. O que passou foi ótimo em saúde e paz interior. Nas amizades ainda melhor. Citamos nos artigos dezenas de pessoas que respeitamos por suas histórias de vida.

 

Para este ano que começa na quarta-feira, 1º de janeiro, sinto que haverá alegrias nas conquistas que buscamos com determinação e coragem. Quero dedicar ao Marcondes do Amorin, um dos fundadores da Associação de Atletismo “Santi Pegoretti” esta mensagem de motivação.

 

Conheço o Amorin desde quando ele, por mais de 30 anos, se dedicou como Carteiro dos Correios em Sorocaba. Aquele jovem de corpo franzino passava pela minha casa na época no Jardim Saira e sempre com sorriso e cumprimentos deixava as correspondências em mãos. Sua vitalidade e profissionalismo manifestado na responsabilidade de cumprir sua missão de deixar nas casas os envelopes com as cartas era também a concretização de quem as recebia, um ato de emoção.

 

Quantas vezes recebi cartas escritas pela família, tios e primos, relatando o que hoje conhecemos via whatsApp. Abrir os envelopes e ler cada linha de uma das irmãs de minha mãe que transmitia naquela folha de papel seus sentimentos ficou marcado na minha memória. E o carteiro Amorin tinha o seu mérito nisso.

 

Hoje ao compartilhar com ele, como um dos diretores da AASP e, amigo de décadas, continuo a saborear da sua sabedoria e simplicidade as palavras de motivação para participar das provas de pedestrianismo.

 

Esta semana estivemos juntos proseando sobre a Corrida da São Silvestre, do próximo dia 31 de dezembro. Os seus valores humanos são os mesmos sempre pelo que a pessoa é, e não por seus bens materiais.

 

Totalmente desapegado, o Marcondes Amorin e sua esposa Fátima, buscam a cada dia a riqueza da amizade e do compartilhamento de serem úteis no servir. Admiro essas características tão perdidas dos dias atuais, onde o dinheiro é reconhecido em primeiro lugar pela maioria das pessoas.


E na amizade de longa data está também o “Zé da Moto”. Esse apelido carinhoso que recebeu manifesta uma aproximação familiar a centenas de atletas que ele orienta nas corridas da AASP ao contribuir nas organizações da entidade.

 

Profissionalmente escolheu a nobre missão de ser Bombeiro. Ajudou a salvar vidas e a atender centenas de chamados como um integrante dessa Corporação Militar que engrandece a categoria. É um incentivador nato a todos os jovens na prática da educação física.

 

Verdadeiro testemunho de um ser humano o José Gonçalves faz a vida ser melhor para muita gente com a sua solidariedade. Nas chegadas das corridas, se ele vê algum atleta cansado, dá as mãos e vai junto até completar a prova. Já fez isso comigo.


Estar com o
Amorin, o “Zé da moto” e o Fernando Camargo Mathiazzi no ônibus que nos levará a São Silvestre nas ruas de São Paulo como companheiro e amigo, é a maior vitória que podemos receber.

 

Nossos “papos” pelo caminho certamente valem mais que a medalha da conquista e do tempo que cada atleta busca para a sua corrida. Enalteço o valor da amizade para 2020 como o primeiro lugar na lista de desejos que costumo escrever nos meus anseios e sonhos.


Diz um ditado popular que quem tem um amigo tem um tesouro. Verdade que faço questão de citar a cada leitor da Página e no Blog Artigos do Vanderlei Testa e no site do Jornal Ipanema, que publico aos sábados. São milhares de amigos na rede social que acompanho e no dia a dia em contato pessoal.

 

Agradeço ao Criador pelo dom da vida e oportunidade de me capacitar a escrever a cada semana há mais de 10 anos. Se em 2020 há um pedido que posso fazer a Deus, o faço aqui publicamente, rogando para que ele abençoe a todas as pessoas e famílias com o dom da sabedoria e discernimento para que sempre coloquem como meta a buscar no ano novo, a amizade entre irmãos, vizinhos, colegas de trabalho, comunidade e tudo o mais que cada um tenha em seus relacionamentos humanos.

 

Feliz 2020!

 

Vanderlei Testa é publicitário e jornalista; escreve aos sábados na Página www.facebook.com.br/Artigos do Vanderlei Testa e no www.jornalipanema.com.br/opinioes 

Blog: www.blogvanderleitesta.com

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Verão no Hemisfério Sul começa hoje à noite

Doria pede que população evite aglomerações no feriado

China registra 16 novos casos de covid-19 contra 17 no dia anterior

Suspeitos de tráfico de drogas escondiam entorpecentes dentro de caixa de panetone

Sorocaba divulga Calendário de Vacinação Covid-19 do fim de ano

Projeto UNIP ON disponibiliza palestra sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem