26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Morre terceira pessoa com suspeita de Coronavírus em Sorocaba; 168 casos aguardam resultado de exames

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Postado em: 25/03/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), foi notificada, nesta quarta-feira (25), sobre uma terceira morte na cidade por suspeita do novo coronavírus.

 

A vítima foi um homem de 83 anos, que estava internado em um hospital privado da cidade. O paciente apresentou insuficiência respiratória e por este motivo foi notificado como suspeito da COVID-19.

 

Além disso, o paciente tinha neoplasia avançada de esôfago. As amostras já foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames do novo coronavírus.


Atualmente, Sorocaba possui um caso confirmado que ainda aguarda contraprova do IAL. A cidade passou de 124 para 168 casos suspeitos que aguardam resultados de exames. Deste total, 20 encontram-se internados e três óbitos também são investigados. O total de descartados por resultado de exames chegou a 17.


Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

 

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.


Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.

 

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A  XXI Feira do Beco do Inferno retorna na Praça Frei Baraúna com novidades - veja a coluna de José Simões

Pernambuco suspende Carnaval após aumento de casos de Covid-19

‘Intenção era ser preso’, diz responsável por quebrar equipamentos em hospital

Trabalho do Saae interromperá abastecimento em mais de 15 bairros da ZN

Polícia prende traficantes que transportavam drogas em caixa térmica de aplicativo de entregas

Após falhas, Governo de São Paulo vai trocar pistolas da PM