27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Moraes autoriza PGR a fazer acordo com investigados por atos golpistas

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 23/08/2023

Compartilhe esta notícia:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (22) a Procuradoria-Geral da República (PGR) a propor acordos de não persecução penal para cerca de mil investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sede dos Três Poderes foram invadidas, em Brasília.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A medida foi solicitada pela procuradoria ao Supremo e conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Com a medida, a PGR vai avaliar os casos em que o acordo pode ser concedido. Em seguida, o documento deverá ser homologado pelo ministro para ter validade.

 

Em função da possibilidade de pacto, Moraes determinou a suspensão. pelo prazo de 120 dias, das ações penais abertas contra os eventuais beneficiados. As defesas dos réus também poderão procurar a PGR para formalizar a tentativa o acordo.

 

"É viável a nova análise da possibilidade de oferecimento de acordo de não persecução penal solicitada pelo titular da ação penal, mediante um novo contexto fático probatório de uma situação absolutamente extraordinária, mesmo após o oferecimento da denúncia pela PGR e recebimento pelo STF", escreveu Moraes.

 

Pelo acordo de não persecução penal (ANPP), acusados de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça e com pena mínima de quatro anos podem confessar os crimes em troca de medidas diversas da prisão, como reparação do dano provocado, entrega dos bens que são frutos do crime, pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.

 

As ações penais que serão suspensas são derivadas do inquérito que investiga os autores intelectuais e as pessoas que instigaram os atos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desinformação é maior entrave para controle do câncer do colo do útero

Vias serão bloqueadas em Sorocaba para obras durante o fim de semana

CRAS Carandá será inaugurado na próxima segunda-feira  

Alunos que fizeram o Provão Paulista têm até 22 de dezembro para escolher os cursos

Doria: Testes finais da Coronavac seguem ‘sem efeitos colaterais graves’; veja a entrevista

Inscrições para cursos profissionalizantes da Uniten acontecem nesta terça