12 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministro de Lula diz que motoristas de app podem dobrar valor de remuneração

Foto: Divulgação / Luiz Marinho em visita na fabrica Toyota em Sorocaba.
Postado em: 01/04/2024

Compartilhe esta notícia:

O ministro esteve na cidade de Sorocaba na última quinta-feira (28), no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba para a realização de um seminário que fala sobre “as transformações do mundo do trabalho, política industrial e os impactos na região”.

 

O Ministro do Trabalho do Brasil, Luiz Marinho, conversou com motoristas de aplicativo de Sorocaba, na última quinta-feira (28), referente ao projeto de lei enviado para a câmara dos deputados que busca a regulamentação desses trabalhadores. Luiz Marinho atendeu os motoristas que protestavam em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, cerca de 30 motoristas estavam no local.

 

No primeiro momento, a vereadora Iara Bernardi (PT), conversou com os motoristas e foi até o local onde estava o ministro para intermediar uma conversa entre Luiz Marinho e as lideranças presentes. 

 

Segundo o Ministro, a regulamentação da categoria tem caráter de transparência e proteção para os motoristas, pensando de modo que permaneça a autonomia aos trabalhadores, mas que seus direitos sejam garantidos, como, por exemplo, o valor máximo de lucros a ser retido pelas empresas, e que seja disponibilizado aos trabalhadores todas as informações referente a custos por meio de um relatório mensal. 

 

Ainda segundo o ministro, o projeto traz ao motorista a remuneração mínima prevista em lei, para ser garantido um valor base ao trabalhador, “se ele trabalhar mais horas no dia, se ele trabalhar mais um dia na semana, ele que vai decidir, para ele projetar qual o tamanho da sua remuneração a partir da oferta e demanda, portanto, ele pode dobrar esse valor de remuneração que ele vai levar para casa”, disse ele se referindo aos motoristas. 

 

Para o ministro, faltou esclarecimento e informação para que os trabalhadores de aplicativo possam compreender o que diz a proposta, disse ainda que o diálogo com o congresso pode ser ajustado. Questionado, Luiz afirmou que o Projeto de lei foi construído em conversas com representantes dos motoristas, os aplicativos e o governo. 

 

Protesto em Sorocaba

 

Na última terça-feira (26), motoristas de aplicativo de Sorocaba se organizaram e fizeram uma carreata que partiu do Pq. das Águas até a Câmara Municipal, e protestaram em frente ao plenário com o intuito de conseguir chamar a atenção dos vereadores, deputados e autoridades locais referente ao projeto de lei que cria um pacote de direitos trabalhistas para os trabalhadores por aplicativo (PLP 12/2024), para que essas autoridades pudessem levar a questão ao Senado para uma possível revisão da proposta.

 

Segundo os trabalhadores da categoria, ouvidos pela Rádio Jovem Pan Sorocaba, na segunda-feira (25), as medidas estabelecidas na regulamentação proposta não são atrativas no que diz respeito a benefícios para os condutores.

 

KAUÃ ROCHA Com supervisão de ALANA DAMASCENO

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba ultrapassa 20 mil casos confirmados da Covid-19

SP reduz ICMS de gasolina para 18% e espera queda de R$ 0,48 na bomba

IBGE: informalidade atinge 41,6% dos trabalhadores no país em 2019

Risco de lesões por exercícios físicos realizados sem cautela é alto, segundo especialista

VÍDEO: Mulher é presa após cometer ataque homofóbico e racista em São Paulo

Psiquiatra Ronaldo Laranjeira se posiciona contra PL que libera cultivo de cannabis no Brasil