26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministério da Saúde vai incorporar vacina chinesa no cronograma nacional

Arquivo
Postado em: 20/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

Em uma reunião virtual com o Fórum dos Governadores, na tarde desta terça-feira, 20, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que irá incorporar a Coronavac, vacina desenvolvida em conjunto pelo Instituto Butantan e pela empresa chinesa Sinovac, no Programa Nacional de Imunizações. “O ministro Pazuello fez uma fala republicana e comprometida com uma política nacional de vacinação a ser disponibilizada para a população pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse à Jovem Pan um governador que participou da conversa. A expectativa do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação contra o coronavírus em janeiro de 2021.

Também nesta terça-feira, o Ministério da Saúde divulgou uma nota na qual afirma que a pasta assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Coronavac. As doses serão distribuídas a todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac –  representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021, já a partir de janeiro.

O anúncio feito por Pazuello ocorre na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro rebateu a declaração dada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), segundo o qual a vacinação no estado será obrigatória, exceto para pessoas que possuem restrições médicas. “O meu ministro da Saúde já disse claramente que não será obrigatória esta vacina e ponto final”, disse Bolsonaro a apoiadores, nesta segunda-feira, 19. “Tem que ter comprovação científica. O país que está oferecendo essa vacina [China] tem que primeiro vacinar em massa os seus, depois oferecer para outros países”, acrescentou o presidente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereadores votam nesta quinta-feira projeto de auxílio-aluguel a vítimas de violência doméstica

Votorantim tem baixa adesão de gestantes e crianças em campanha de vacinação contra a gripe

Zoológico de Sorocaba abriga primata idosa com diabetes

Governo tenta conter crise gerada por decreto que explora concessão de UBS

Bolsonaro diz que novas parcelas do auxílio não serão de R$ 600: ‘União não aguenta’

"Políticos fazem jogos mesquinhos", ataca Jaqueline sobre pedido de volta de cultos