27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MERCADO DE SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR TEM BOM DESEMPENHO E SUPERA EXPECTATIVAS

Postado em: 19/09/2022

Compartilhe esta notícia:

Projeções para 2023 mostram um cenário bastante promissor, com destaque para as massagens relaxantes, terapêuticas e estéticas

Apesar de um período crítico na economia, devido à pandemia, o segmento teve forte crescimento, entrando de vez em um período de retomada contínua. Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, spas e casas de massagens, entre outros espaços, já estão colhendo os frutos da volta dos clientes.

Já sob controle, a crise sanitária deixou impressões duradouras nos consumidores em todo mundo, criando mudanças no estilo de vida e nas prioridades. Isso está acontecendo nas categorias de beleza de várias maneiras, incluindo a importância da ética, a mudança do papel da identidade e como a tecnologia influencia o futuro.

Especialistas entendem que, nos próximos dois anos, haverá um movimento mais forte em torno da sustentabilidade e ética no mercado de beleza e bem-estar. Os consumidores vão exigir movimentos maiores das empresas em questões como as mudanças climáticas, além de insistir que os impactos sejam exibidos de maneira clara e tangível.

Sendo assim, o que esperar de 2023? Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é quarto maior mercado consumidor do mundo, com US$ 22.9 bilhões e um crescimento de 4,3% em 2021.

Neste contexto, um número crescente de brasileiros tem reconhecido os benefícios das massagens, não apenas como uma forma de relaxamento, mas como um item essencial para a saúde.

Afinal, os massagistas estudam profundamente o corpo humano para entender como os vários graus de pressão e movimentos podem ajudar a recuperar músculos, tendões e ligamentos.

Considerada parte da medicina integrativa, a massagem é usada para uma ampla gama de condições médicas. Estudos indicam que os seus benefícios incluem redução do estresse e da tensão muscular, assim como a melhora da função imunológica.

Por isso, é cada vez mais comum que médicos recomendem as massagens terapêuticas contra diversos problemas, como a dor e o estresse de várias condições, incluindo dor aguda, doenças cardíacas, problemas estomacais e fibromialgia.

Existem muitos tipos de técnicas de massagem, ou modalidades, que desencadeiam respostas diferentes no corpo para ajudar pessoas com doenças variadas. Acredita-se que 2023 haverá uma maior conscientização sobre o relevante papel das massagens terapêuticas como forma alternativa de tratamento ou complementar de saúde.

Além das massagens tradicionais e mais conhecidas entre os brasileiros, como sueca, shiatsu, pedras quentes e ayurvédica, drenagem linfática e modeladora, a partir de uma série de técnicas está ganhando espaço e sendo cada vez mais procurada.

O site Guia de Massagem, especializado no assunto, oferece um guia de serviços a nível nacional para auxiliar na interação entre clientes e terapeutas.

Drenagem linfática. Também conhecida como drenagem linfática manual, alivia o inchaço que ocorre quando o tratamento médico ou a doença bloqueia o sistema linfático. Envolve a manipulação suave de áreas específicas do corpo para ajudar a linfa a se mover para uma área com vasos linfáticos em funcionamento.

Esta massagem é frequentemente usada para aliviar o linfedema após a cirurgia de câncer de mama, por exemplo. Outras condições que se beneficiam das massagens de drenagem linfática são artrite reumatoide, fibromialgia, insuficiência venosa crônica e lipedema.

Modeladora. Esta massagem é realizada com movimentos fortes e intensos, que atuam nas camadas mais profundas da pele. Neste tratamento, são utilizados cremes ou óleos específicos e ventosas. É uma massagem é indicada na redução de medidas e celulite, tanto leves como acentuadas. O número de sessões dependerá do objetivo de cada paciente. No entanto, é aconselhável realizar entre 8 a 10 sessões, 2 a 3 vezes por semana.

Tapping. Conhecida como massagem de toque, ela é considerada uma das melhores técnicas que beneficiam a circulação sanguínea. O massagista usa as mãos em movimentos rápidos para tocar várias partes do corpo, principalmente as costas, coxas e nádegas.

As mãos podem ser colocadas em concha, de modo que apenas as bordas da palma e as pontas dos dedos toquem a pele. A técnica tem como característica bater ritmicamente de forma rápida. O massagista também pode curvar a mão ou endireitá-la dependendo do que o cliente preferir.

Vibração. Bastante semelhante ao tapping, pois também envolve ritmo, a massagem de vibração usa-se as mãos em uma grande área, como as costas, ou os dedos (na face). Com isso, agita-se levemente os músculos em uma velocidade bastante rápida para imitar uma vibração que passa pela referida área.

Essa técnica normalmente não envolve muita pressão, pois a ideia é principalmente fornecer uma sensação calmante para os músculos e nervos do corpo. Ela é recomendada por muitos terapeutas para massagear ao redor e até mesmo sobre o tecido cicatricial.

Fricção. A técnica de fricção requer, essencialmente, o uso de polegares normalmente se movendo em um padrão circular, aplicando pressão à medida que avança pelo corpo. Este método é usado para estimular a circulação sanguínea, bem como para tratar dores musculares e articulares.

A técnica trata partes localizadas do corpo, especialmente onde os músculos estão rígidos ou as articulações doem. Com uma pressão maior, a fricção pode ser incorporada como técnica em uma massagem profunda dos tecidos, com o objetivo de aliviar a rigidez e/ou desconforto nas camadas mais profundas dos tecidos musculares.

Effleurage. Esse método é usado com bastante frequência em clínicas de estética e casas de massagistas. Com as mãos, aplicam-se pequenas quantidades de pressão sobre a pele. Elas devem permanecer planas enquanto deslizam sobre o corpo e podem envolver o uso de óleos ou cremes para maior conforto.

Esta terapia começa com movimentos leves e suaves, e o massagista mantém as mãos abertas. Pode usar movimentos circulares para massagear suavemente a pele e, até certo ponto, aumentar a pressão, se o paciente desejar. Quando usada com um pouco mais de pressão, ajuda a remover nós musculares e aliviar tensões do corpo.

Autoestima em alta

Além de todos os benefícios que as massagens terapêuticas promovem aos praticantes, cientificamente também é comprovado que elas ajudam essas pessoas a adquirir um senso de competência, melhorar sua autoimagem e aumentar a autoconfiança.

As massagens acabam despertando sentidos que antes estavam bloqueados. Além de proporcionar sentimentos de pertencimento, valorização da imagem corporal, elas também devolvem aos pacientes a autoestima até então perdida, elevando a mesma a outros patamares.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovens são suspensos após tentativa de massacre contra professores e alunos

Pré-candidato a prefeito, Carlos Pepper diz: "dinheiro tem que ser aplicado para o bem-estar do povo"

Uniten Sorocaba abre 45 vagas para pessoas com deficiência

Professores apontam desafios da escola em tempo integral

"Cada um fala o que quer", responde Pessini sobre comentários de ´encenação´ de furto

Alta de casos da Covid em Sorocaba preocupa secretário de Dória, que cobra ação de Jaqueline