28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga quer explicação sobre retirada de cobertores de moradores de rua

Postado em: 09/08/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Rodrigo Manga (DEM) quer explicações da Prefeitura de Sorocaba sobre a retirada de cobertores de pessoas em situação de rua na região central da cidade. Nesta semana, o vereador recebeu denúncias de entidades que assistem esse público, as quais criticaram a ação realiza pelo poder público nos últimos dias, sobretudo por ocorrer durante o inverno e diante das temperaturas frias dos últimos dias.

Nesta quinta-feira (8), Manga protocolou requerimento na Câmara Municipal para formalizar o pedido e ainda comentou sobre o fato durante a sessão ordinária. “A Prefeitura fez campanha do agasalho, comprou cobertores e montou uma força-tarefa para distribuir tudo e ajudar esse povo. Agora retiraram todos os cobertores, inclusive aqueles com os moradores de rua, que tinham sido distribuídos por entidades locais. Não dá para entender essa situação”, frisa o vereador.

Representantes dos grupos Sopão do Bem e Anjos do Bem, que fazem a distribuição voluntária de comida para pessoas em situação de rua, procuraram o vereador Manga para contar sobre o caso. “Conversei com a Fernanda Alberto e a Adriana Paula, que atuam nesses grupos. Além da comida, resolveram fazer uma ação a mais, justamente levar também cobertores, e agora foram surpreendidas por essa ação da Prefeitura”, complementa Manga.

Sem apoio do poder público, apenas a equipe do Sopão do Bem, em dois dias, angariou R$ 1 mil reais e comprou 120 cobertores, agasalhos e sapatos. “Os cobertores foram retirados dos moradores de rua de forma humilhante, sem aviso prévio. Independente de muitas pessoas estarem vivendo na rua e dos problemas que essa situação possa causar para a sociedade em geral. São pessoas, são vidas. Aliás, não é a primeira vez que fizeram isso; já ocorreu em outros anos. Em São Paulo, esses dias nove pessoas morreram de frio”, pontua Fernanda.

O requerimento do vereador Manga deve ser votado na próxima sessão da Câmara, na terça-feira (13). “Quero explicações imediatas da Secretaria de Igualdade e Assistência social e convidaremos o secretário para ir à Câmara prestar os devidos esclarecimentos em plenário. Queremos que esses cobertores sejam devolvidos. Essa situação é inadmissível; é um ato desumano tirar cobertor de quem está com frio. Espero que tudo tenha sido um mal entendido”, finaliza o vereador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empregador poderá adiar FGTS de trabalhador doméstico durante crise do coronavírus

Votorantim decide manter comércio fechado até sexta-feira

Como lidar com a ansiedade no fim de ano? Especialista dá dicas

6 em cada 10 brasileiros já usaram o Pix pelo menos uma vez

Duplo J é o procedimento que vem ajudando os pacientes com "cálculos renais" em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Ex-treinador da seleção brasileira de ginástica é banido do esporte