28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga declara "guerra" e nega realização da Marcha da Maconha em Sorocaba

Foto: reprodução
Postado em: 19/10/2022

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga anunciou há pouco que negou a realização da Marcha da Maconha, prevista para ocorrer em 12 de novembro, em Sorocaba. 


Assista o vídeo abaixo

Para isso, o prefeito anunciou o que chamou de "pacotão de medidas" para coibir o evento. Conforme ele, a realização da marcha foi vetada, administrativamente, porque há outro evento agendado para o mesmo dia. 

Conforme uma conta no Instagram, que se apresenta como a oficial do evento, a Marcha estaria prevista para ocorrer em 12 de novembro, partindo da praça Frei Baraúna, às 16h20 (4:20, números associados ao uso do entorpecente). 

 

"Estamos declarando guerra contra a Marcha da Maconha. Ela tem uma única e exclusiva missão: a liberação do uso de drogas", alegou. 

 

Manga ainda diferenciou o uso recreativo da maconha com o uso medicinal do canabidiol. "Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Somos contra o uso da droga. Da dependência química", disse. 


 

Pacotão de medidas

1 - Ação cautelar com pedido de liminar para que a Marcha da Maconha ou qualquer tipo de manifestação a favor das drogas não ocorra. 

2 - Medida administrativa negando a realização da Marcha da Maconha, pois na mesma data haverá outro evento no mesmo local.

3 - Como presidente nacional de Comissão da Dependência Química, da Frente Nacional de Prefeitos, fará em todo o país e, principalmente nas capitais, ações para impedir manifestação de marchas a favor das drogas. 

4 - Irá visitar os presidentes do Senado e da Câmara Federal pedindo emenda Constitucional para proibir manifestações que fazem apologia às drogas. 


Leia na íntegra a nota da Marcha da Maconha

"Devido a alguns ataques que sofremos, em um vídeo de uma autoridade da cidade, gostaríamos de elucidar que a Marcha da Maconha se trata de um conceito de manifestação, que busca a discussão democrática sobre a alteração de leis que julgamos problemáticas. Ou seja, somos um coletivo social para disseminar conhecimento e buscar mudanças. 

Não temos nenhuma ligação partidária. Não somos ligados a nenhum vereador, deputado, partido, a nada desse tipo. Temos posição política, sim, como qualquer cidadão que exerce seu direito, mas não temos ligação com político algum. 


Não somos marginais, não estamos aqui para fazer apologia às drogas. Somos civis, como qualquer outro, buscando evolução no quadro social do país. Enquanto em muitos países desenvolvidos o estudo da maconha e sua aplicação medicinal, bem como a exploração monetária do uso recreativo avançam dia a dia, no Brasil ainda discutimos fatos comprovados cientificamente. Ainda discutimos o inegável poder terapêutico da maconha. Isso é absurdamente retrógrado!

Além do mais, trabalhamos para levantar a discussão sobre os danos sociais causados pela “Guerra às Drogas”, que oprime, encarcera e mata a população preta e periférica, enquanto os que realmente lucram com o tráfico seguem livres e seguros.

Nossa manifestação é totalmente dentro da legalidade, temos esse direito garantido pelo artigo 5º, inciso XVI, da Constituição da República Federativa do Brasil e, além disso, o Supremo Tribunal Federal já decidiu, por unanimidade, a legalidade do nosso manifesto, não nos enquadrando no crime de apologia às drogas.

Lutamos pela desmistificação da maconha, que não é porta de entrada para nada! Maconha é remédio e salva vidas! Enquanto o álcool, que é legalizado e socializado amplamente, mata diariamente.

Maconha é apenas uma planta, que não faz mal a ninguém! Por isso, lutamos pela descriminalização e regulamentação do uso adulto e autocultivo da maconha, bem como pela reparação social a todos que já sofreram de alguma forma pelas políticas proibicionistas

Vamos continuar compartilhando conhecimento e exercendo nosso direito à liberdade de expressão e manifestação democrática

Atenciosamente,
Marcha da Maconha Sorocaba"

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça decide soltar médico conhecido como doutor Bumbum

Prefeitura realiza audiência pública para discutir a LOA 2019 na sexta-feira

Segunda edição do “Quarta com o Prefeito” realiza cerca de 900 atendimentos a munícipes

UBS São Bento realiza ação para coleta de Papanicolau neste sábado (24)

Pesquisa indica que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente

Votorantim confirma mais 33 casos de covid-19, entre eles um óbito