26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mais de 30 deputados pedem cassação de mandato de Arthur do Val, diz Maria Lúcia Amary

Foto: reprodução
Postado em: 08/03/2022

Compartilhe esta notícia:

A Deputada estadual e presidente do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Maria Lúcia Amary (PSDB), falou que mais de 30 deputados estaduais entre direita, esquerda e centro, pedem a cassação de Arthur do Val (Podemos) de seu mandato legislativo. Ela ainda afirmou que o Brasil passou "vergonha internacional" após a fala do parlamentar, o qual disse frases sexistas sobre as ucranianas durante visita ao país, que é atacado pela Rússia.


No total, o estado de São Paulo possui 94 deputados estaduais.

Maria Lúcia foi entrevistada nesta terça-feira (8), no Jornal da Manhã da Jovem Pan Sorocaba. 


Um áudio do parlamentar enviado a um grupo de amigos em aplicativo de troca de mensagens vazou na última sexta-feira. Conforme ele, as mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". Ele afirmou que esteve em viagem para cumprir ajuda humanitária. Do Val era pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, mas retirou seu nome após a repercussão negativa do caso. 

O Conselho de Ética inicia a análise do caso nesta semana. "Darei toda a celeridade necessária a esse caso para dar uma resposta à sociedade", explicou Maria Lúcia, que já recebeu diversos pedidos de cassação do mandato de Do Val. Conforme ela, nessa última segunda-feira (7), ela recebeu todas as representações de pedido de cassação, que já tiveram suas cópias distribuídas aos deputados membros do Conselho de Ética, assim como Arthur do Val. 

Até o momento, já se somam nove pedidos individuais e três coletivos, totalizando 12, que abrangem mais de 30 deputados, sendo esses pedidos assinados por deputados de direita, centro e esquerda. "Isso mostra que homens e mulheres parlamentares, todos esperam uma resposta", completou a parlamentar. "Vamos apensar todos esses pedidos em um só, porque é objeto único", afirmou. 

 

Assista

 

"Daremos também toda a celeridade ao processo para que não haja intercorrências que procrastinem o processo", afirmou. Na próxima semana, explicou a presidente do Conselho de Ética, já começa o período de cinco sessões legislativas, seguido por direito de defesa prévia de Arthur do Val, agendamento de reunião de julgar admissibilidade do processo e nomeação do relator para um parecer. 

 

"Especialmente, no Dia da Mulher, ouvir esse áudio ainda nos choca. Apesar de precisar de isenção, ainda me manifesto, faço meu repúdio a esse ato. Foi uma vergonha internacional que o país passou através de um político. O reflexo desse comportamento e ver fotos e vídeos daquelas mulheres [ucranianas, na guerra], chorando, vendo crianças sozinhas, um país sofrendo tanto. É uma questão humanitária em relação às mulheres. Em uma guerra, as mulheres e crianças são as primeiras vítimas", opinou a parlamentar. 

 

"Recebi mensagens não só do Brasil, mas também internacionais de movimentos de mulheres e da própria Ucrânia. A sociedade quer uma resposta rápida", pontuou.  

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF nega liberdade a presos após atos de 8 de janeiro

Sorocaba adota nova estratégia de vacinação contra a Covid nos bairros a partir desta semana

Justiça cancela punição e Suzane Richthofen deve sair no Dia das Mães

Hospital de campanha em Sorocaba tem instalação das divisórias concluída

Operação Dignidade aborda 17 pessoas em situação de rua em Sorocaba

Bolsonaro ignora denúncia de propina e diz que não será atingido por mentiras