29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MACS presenteia tenor italiano Andrea Bocelli com obra de artista sorocabana

Postado em: 01/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Em uma visita programada para falar sobre arte, Carol Paiffer, presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), e o empresário Ricardo Bellino encontraram-se com Andrea Bocelli, na Toscana (Itália), na quinta-feira passada, dia 27 de julho.

 

A recepção dos brasileiros foi retribuída com simbólicos presentes para o tenor italiano, em obras da arte contemporânea nacional.

 

A obra oferecida por Carol foi selecionada do acervo do MACS de forma peculiar: foi escolhida uma fotografia da artista sorocabana Giovanna Garcia Guerreiro que, como o tenor, nasceu cega. Impressa em papel museológico, a fotografia ilustra uma Perkins Brailler, a mais tradicional máquina de escrever que se tornou referência mundial por sua qualidade e eficiência na escrita Braille. A obra foi criada especialmente para a exposição do MACS “Olhar Sensível” (2018), uma ação-piloto de inclusão artística, apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e premiada na VIII Edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, um dos mais importantes da museologia em toda a América Latina.

 

O presente foi acompanhado por um cartão em Braille, no idioma inglês, que Andrea Bocelli leu imediatamente, conhecendo detalhes sobre o programa de inclusão que deu origem à obra presenteada e sua repercussão sobre a experiência tátil de artistas, curadores e público visitante.

 

Segundo Carol, “É de extrema honra para o museu se fazer atuante, receber, interagir e oferecer oportunidades a artistas com deficiência. E, para mim, ser a portadora de uma mensagem artística da iniciante sorocabana Giovanna Guerreiro para o ícone internacional Andrea Bocelli é um orgulho indescritível”.

 

Ricardo Bellino presenteou Andrea Bocelli com uma obra da coleção “Pixtures” com seu retrato. A coleção contempla mais de cinquenta ícones mundiais em diferentes áreas de atuação, entre eles Nelson Mandela, Paulo Coelho, David Foster, Obama, Ayrton Senna, entre outros. Com exibições em importantes galerias de arte em NY, Miami, Boston, Montreal e mais recentemente em Lisboa, “Pixtures” celebra 15 anos.

 

O MACS é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, localizada no complexo da Estação Ferroviária de Sorocaba. Atualmente passa por reforma, para reestruturação de sua reserva técnica, além da implantação de novos serviços como uma biblioteca especializada em artes visuais a ser iniciada com cerca de 3.000 volumes, com inauguração prevista até o final deste ano.

 

O MACS fica na Av. Afonso Vergueiro, 280. Durante o período de reforma atende pessoas ou grupos mediante agendamento. Outras informações podem ser solicitadas por meio do número (15) 3233-1692.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bandidos fazem reféns e roubam remédios de quimioterapia em hospital

Bolsonaro veta prorrogação de concurso realizado antes de pandemia

Prefeitura dá início à revitalização de praça no bairro Terras de Arieta na região do Éden

Movimento descumpre decisão judicial e Sorocaba está sem transporte público

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em março

“Inacreditável” escancara consequências das falhas no atendimento a vítimas de estupro