28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula deve remarcar viagem à China para 11 de abril

Foto: Agência Brasil
Postado em: 29/03/2023

Compartilhe esta notícia:

Marianna Holanda, FOLHAPRESS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve remarcar para 11 de abril sua viagem para a China, segundo interlocutores do governo.


Ele deveria ter embarcado no último sábado (25), mas acabou cancelando a comitiva depois do diagnóstico de pneumonia. Desde sexta, ele despacha do Palácio da Alvorada.


De acordo com auxiliares, Lula convidou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para acompanhá-lo na viagem e avisou-o da nova data. Eles estiveram reunidos por mais de duas horas e meia na noite de terça-feira (28), em que trataram também de temas econômicos e da crise do rito de análise de MPs (medidas provisórias).


O governo brasileiro já consultou os chineses para saber se a data seria viável para eles e aguarda retorno. Outra possibilidade seria em maio.


"Existe uma construção com os chineses para agenda ser dia 11. Faltam pequenos detalhes para confirmação oficial", disse à reportagem o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta.


Em abril, o presidente também tem outra agenda internacional: Portugal e Espanha. No final do mês seguinte, deve participar da reunião do G7 no Japão.


O chefe do Executivo teria um encontro bilateral com Xi JinPing. Como a Folha de S.Paulo mostrou, esta era a agenda mais esperada por aliados de Lula.


No encontro, estará em jogo no encontro a principal ambição de Lula no cenário internacional: apresentar-se como facilitador de um diálogo pela paz na Guerra da Ucrânia, que já dura mais de um ano e tem impacto direto sobre a economia global.


O governo brasileiro já recebeu a sinalização positiva dos chineses de que Xi Jinping está disposto a tratar da situação na Ucrânia com Lula, no encontro previsto para o dia 28.


A posição chinesa é considerada fundamental por Lula. O petista já conversou sobre o assunto com líderes ocidentais, como os governantes da Alemanha, Olaf Scholz; dos EUA, Joe Biden; e da França, Emmanuel Macron.


A receptividade desses líderes tem sido fria. Foram visíveis, por exemplo, as divergências entre Lula e Scholz sobre o tema durante visita do alemão a Brasília, logo no início do mandato do petista.


Macron, por sua vez, respondeu a uma publicação de Lula no Twitter convidando o brasileiro a discutir a crise internacional com base na proposta de dez pontos do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski —uma lista de exigência tida como inaceitável por Moscou, por envolver não só a devolução de território como o estabelecimento de um tribunal especial para julgar crimes de guerra da Rússia.


Diante desse cenário, um respaldo da China de que Lula pode ser um interlocutor no processo é considerado fundamental para a diplomacia brasileira. Pequim é vista hoje como um dos únicos atores na arena global com condições concretas de influenciar Vladimir Putin.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil apreende mais de mil porções de drogas no Wanel Ville em Sorocaba

Tribunal “devolve” Operação Casa de Papel e Crespo será julgado em Sorocaba

Hospital é condenado por por estupro de menina com paralisia cerebral

Inflação muda comportamento dos brasileiros, mostra pesquisa

SP deve receber insumos para produzir mais 10 milhões de vacinas no dia 26

Sorocaba totaliza 6.402 casos da Covid-19 e 139 mortes