29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer ultrapassa mais de três mil doações de procedimentos ao Município

Foto: Divulgação
Postado em: 10/11/2023

Compartilhe esta notícia:

Exemplo de solidariedade e de um importantíssimo trabalho, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer é uma entidade sem fins lucrativos que busca, com o empenho, dedicação e amor de voluntários e colaboradores, prestar apoio, esperança e conhecimento voltado à prevenção a todas mulheres que necessitam de acolhimento durante o tratamento do câncer.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Levantamento realizado pela Instituição aponta que, desde 2018, a Liga já doou ao Município de Sorocaba 3.061 procedimentos preventivos contra o câncer, sendo 462 só em 2023. Os recursos que possibilitam essas ações são oriundos do fundo arrecadado na corrida solidária “Pink do Bem”, tradicionalmente realizada no mês de outubro na cidade, em alusão à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama.

 

Os exames de diagnóstico às pacientes são realizados de acordo com a demanda apontada pela Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, que avalia a necessidade do procedimento que mais precisa ser ofertado. Conforme o planejamento, são disponibilizados diferentes procedimentos, como exame de mamografia, ultrassom, biópsia e análise clínica. Esse suporte prestado pela SES segue o fluxo prioritário médico, via Regulação Municipal, e contribui no atendimento da demanda de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Nesta quarta-feira (8), a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, acompanhada da secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, visitou as instalações da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e acompanhou, de perto, toda estrutura e trabalho realizado, que conta com atendimento multiprofissional de fisioterapia, orientação nutricional, assistência social e psicológica, além de Reflexologia, Reike e Yoga. Igualmente são ofertadas oficinas de maquiagem e de artesanato, aula de culinária, empréstimos de perucas, chapéus, lenços e turbantes, entre outros benefícios fundamentais no acompanhamento das mulheres em tratamento.

 

Durante o encontro, as visitantes foram recepcionadas pela presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Marisa Lopes, que esteve acompanhada da diretora social da Liga, Erica Cannavan Mora, e da secretária, Thaís Queiroz Rui, além da presidente da Fraternidade Feminina, Maysa Souza, e do presidente do Panathlon Internacioal Distrito Brasil, Pedro de Souza. Também estiveram presentes a diretora de Área do FSS, Renata Oliveira, e equipe da Secom.

 

“Esse é um trabalho excepcional e muito importante na vida dessas mulheres, que nos enche de orgulho. Essa visita também é importante para planejarmos quais as principais demandas de 2024 que serão atendidas pela Liga, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba”, disse a primeira-dama e presidente do FSS.

 

“Essa parceria é de grande valor, pois por meio da rede de saúde podemos atender mais mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama e ginecológico. Além disso, as verbas municipais via emenda do legislativo vem nos ajudando a contratar profissionais e desenvolver novos projetos aumentando a nossa capacidade de proporcionar tratamento de excelência”, salienta a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Marisa Lopes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior

Prefeitura inicia entrega de títulos de propriedade para 182 famílias

Sistema de transporte BRT Sorocaba é referência no Brasil por operação inteligente e uso de tecnologia de dados

Santa Casa realiza curso online e gratuito para gestantes no dia 10 de maio

Câmara Municipal lança novo site e amplia acesso a informações

Homem é socorrido após atropelar cavalo em rodovia